“Parece absurdo, mas é real”, diz brasileiro campeão mundial de mountain bike

Henrique Avancini fez uma excelente temporada, mas não esperava ser campeão mundial

Henrique Avancini e a medalha de ouro de campeão mundial (Foto: @mmondini_photo)

No último sábado, o brasileiro Henrique Avancini se tornou campeão mundial de mountain bike XCM (maratona), em prova disputada em Auronzo di Cadore, na Itália.

Na corrida de 120 km por uma região das Dolomitas Italianas, Henrique Avancini levou 5h8min28s para cruzar a linha de chegada, apenas 2 segundos mais rápido do que o austríaco Daniel Geismayr, vice-campeão. Em terceiro ficou o colombiano Hector Leonardo Paez Leon, provando que seu país é uma nação que vem fazendo bonito em todas as modalidades do ciclismo, e não só na estrada.

“É real”, diz Henrique Avancini, campeão mundial de mountain bike

“Parece absurdo, mas é real”, postou Avancini em suas redes sociais, parecendo ainda não acreditar no feito que conquistara. Depois de uma temporada brilhante, ele se tornou o primeiro brasileiro na história do mountain bike a conseguir um título mundial de mountain bike chancelado pela UCI, a União Ciclística Internacional.

A dinamarquesa Annika Langvad e o brasileiro Henrique Avancini, os campeões mundiais de MTB maratona (Foto: Michal Cerveny)

É realmente algo histórico o que ele conseguiu.

Leia também: Henrique Avancini faz história na Copa do Mundo de MTB

“Eu sabia que estava em boa forma, mas também sabia que eu era um estranho entre os primeiros colocados “, disse Avancini. “Para jogar as minhas cartas, eu tentei quebrar o ritmo dos competidores, e acho que consegui. Eu não tenho uma disciplina favorita no mountain bike; sinto que sou um ciclista antes de tudo. Durante esta temporada eu tentei mostrar isso.”

Avancini também fez uma brilhante temporada no mountain bike cross-country olímpico (XCO). “Mas eu não esperava fechar o ano com um título mundial”, concluiu o brasileiro, que agora é vice-líder do ranking mundial da UCI no mountain bike cross-country.