Route Builder, do Strava, permite criar percursos apenas deslizando o dedo no mapa

Basta passar o dedo sobre o mapa e o novo recurso cria o melhor trajeto

Strava Route Builder: As melhores e mais seguras rotas em novos lugares (Foto: Strava)

Para os ciclistas que querem planejar rolês emocionantes, mas seguros em novos lugares, um novo recurso do Strava chamado Route Builder promete facilitar o processo.

O diretor de comunicações da Strava, Andrew Vontz, diz que o novo recurso móvel é uma excelente maneira de criar rotas e uma maneira segura e eficiente de explorar uma cidade.

“Você pode pousar em praticamente qualquer lugar do mundo, em algum lugar que nunca tenha visitado antes, e com apenas algumas deslizadas no mapa, criar a melhor rota possível”, disse Vontz.

Leia também: A forma que você fala do seu pedal diz mais do que você imagina

Então, como o Route Builder for Mobile é diferente de outro software de mapeamento?

Usar o Google Maps ou um aplicativo semelhante para smartphones “levará o caminho mais curto entre os pontos A e B”, disse Graham Keggi, gerente sênior de produtos, acrescentando que a ferramenta do Strava usa os mapas de calor do app – mais de 1 bilhão de atividades e 13 trilhões de pontos de dados coletadas em todo o mundo – para criar a melhor rota possível para a atividade escolhida.

Para usar o novo recurso Route Builder, basta traçar qualquer rota difícil sobre o mapa com o dedo. (A antiga versão do desktop do Route Builder usa vários waypoints de apontar e clicar, em vez de deslizar com o dedo, mas o princípio é basicamente o mesmo.)

O aplicativo faz o resto. É rápido e incrivelmente fácil. Depois de criar a rota, você pode imprimir uma folha de sugestões ou exportar a rota para um dispositivo que ofereça suporte à importação de GPX ou TCX.

O engenheiro Drew Robb teve a ideia para a versão mobile em dezembro de 2018, durante um dos retiros de inovação da Strava Jam, realizados a cada trimestre. Os funcionários da empresa adoraram a ideia e aceleraram o projeto.

Um design complexo que pode levar uma hora ou mais para ser criado na versão para desktop, mas pode ser estabelecido questão de minutos ou até mesmo segundos na versão móvel, e então baixado instantaneamente para o seu ciclo-computador.

O novo recurso está disponível para todos os assinantes do Strava Summit (a partir de US$ 3 / mês).