Seis sinais que a dieta está te fazendo um ciclista melhor

Desencane da balança e foque em outras coisas mais positivas que mostram sua evolução com a bike

Getty Images

Por Christina Bonnington

Ciclismo é excelente para perder peso. É uma atividade de baixo impacto para as articulações, permite variar distância e intensidade nos treinos, e o melhor de tudo: o visual é incrível! Contudo, dependendo de fatores como sua dieta e sua a frequência de pedal, seu corpo pode ganhar massa muscular, e a balança não vai mostrar nem o benefício que você está tendo e as mudanças positivas em seu corpo.

Essa sensação de peso estagnado é também conhecida como efeito platô. É fácil se sentir desencorajado quando o número na balança para de baixar. Mas a verdade é que se você está pedalando para chegar em um peso mais saudável, existem muitos outros sinais de que você está no caminho certo.

“Tem vários jeitos de medir o sucesso além da balança,” diz Leslie Bonci, dona da consultoria de nutrição Active Eating Advice e coautora do livro Bike Your Butt Off. “Sentir que tem mais energia, se sentir mais confiante, mais envolvido – esses são indicadores reais de que você está fazendo progresso, muito mais do que o número na balança.”

Veja seus sinais de que você está conseguindo mudanças positivas, mesmo se a balança estacionou:

1 – Suas roupas de ciclismo estão caindo melhor

Getty Images

É a primeira coisa que aparece para o ciclista que está treinando para ajudar na perda de peso: seu kit cai melhor, e pode começar até a ficar mais folgadinho. “É empolgante e uma coisa que acontece logo de cara”, diz Joy McCullough, coach da assessoria de ciclismo Big Wheel Coaching. “Como você também está ganhando massa muscular, que pesa mais que gordura, a balança pode não mostrar, mas a Lycra não mente.”

2 – Seu fôlego e seus batimentos cardíacos melhoraram

Getty Images

Se você já não fica sem ar tão fácil, principalmente em treinos duros ou subidas, comemore! McCullough conta que outro sinal positivo é quando seu batimento cardíaco começa a voltar ao normal mais rápido depois de um esforço intenso. É um sinal de que seu condicionamento e forma física estão melhorando, o que é bem mais importante que um número na balança. E no fim, acaba facilitando a perda de peso também.

3 – Sua temperatura interna subiu

Getty Images

Se você dormia debaixo de três edredons, mas agora sente calor no meio da noite, seu metabolismo basal pode estar acelerando, o que é ótimo. A taxa de metabolismo basal é o quanto seu corpo gasta de energia em repouso, e ela é fundamental para perda de peso. Ela corresponde a cerca de 75% do que gastamos por dia, e sua temperatura corporal está relacionada à ela. Tipicamente, se sua temperatura corporal sobe, sua taxa metabólica também. Sentir mais calor à noite é um bom indicativo de que seu corpo está queimando mais calorias do que antes.

4 – Você vê a mudança no espelho

Getty Images

Se você está queimando gordura e ganhando massa muscular, você vai notar mudanças sutis no seu corpo: os traços do rosto vão ficar mais finos, os braços mais definidos. De um dia para outro, essas mudanças não são muito perceptíveis, mas se você tirar fotos de tempo em tempo para comparar, a evolução que seu corpo está fazendo é visível. Uma fita métrica também é útil para documentar essas mudanças. “Suas coxas podem engrossar, mas ao mesmo tempo, sua cintura pode ficar mais fina, assim como a barriga mais chapada – essas coisas a balança não mede”, diz Bonci.

5 – Você está mais rápido

Getty Images

A atleta britânica Hayley Simmonds passou o último ano da faculdade focada nos estudos – o que levou a um certo ganho de peso. Foi quando ela descobriu o ciclismo. Em 2015, depois de treinar por cinco anos, ela se tornou campeã britânica de contrarrelógio – uma conquista que veio depois dela perder mais de 45 quilos desde o começo da jornada. Simmonds começou a ver seu esforço valer a pena em resultados de corridas depois de alguns anos de treinamento, colecionando chegadas entre as dez melhores no RTTC National Time Trials de 2012, quarto lugar em 2013, e vitória nas 10 e nas 50 milhas em 2014. Então, independente de onde você está com relação a sua meta de perda de peso, se seus tempos estão melhorando, seja nos segmentos do Strava, ou sua habilidade de pedalar com ciclistas mais fortes, você está no caminho certo.

6 – Você se sente melhor

Getty Images

Esqueça a balança por um momento, e pense em como você se sente. Você tem mais energia? Você se sente mais elegante?; Você se sente mais em forma? “Não dá para associar bem estar com um único número na balança porque cada pessoa é única,” diz Bonci. Se sentir mais confiante e mais disposto nas atividades do dia a dia são indicadores positivos não só de que você está saudável, mas que você está se alimentando corretamente também. Se você se sente cansado, fraco ou lento, são sinais de que alguma coisa está errada ou até de que você perdeu peso demais.