Shimano revela seus novos grupos XT e SLX

Relações 1x12 e 2x12 e novas tecnologias herdadas do XTR para deixar o MTB competitivo a todos

(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (29 de maio), a Shimano revelou uma novidade ao mountain bike: agora seus grupos Deore XT e SLX estão aprimorados, com características herdadas do XTR, o grupo top de mountain bike fabricado pela marca japonesa.

Foi a primeira vez que Shimano faz o lançamento simultâneo de duas linhas de produtos — XT e SLX. No entanto, a escolha faz total sentido, já que essas peças têm similaridades interessantes, e poderão ser mescladas se a opção for montar uma bike, em vez de comprá-la pronta.

Integram a linha 2020, e chegam às lojas no dia 16 de junho (de 2019!!). É um lançamento mundial: o SLX será vendido por R$ 4 mil (valor do kit aproximado, sem sistema de freio e sem rodas) e o XT custará R$ 6 mil (também, sem rodas e sem sistema de freios).

Enquanto o XT (o grupo que mais se aproxima do top XTR) leva materiais que o deixam mais leve e alguns ajustes extras (como o curso do manete do freio), o SLX, apesar de ser um pouco mais pesado, já carrega tecnologias interessantes da última geração da Shimano, como trocadores ISPEC-EV e pedivelas 1×12 ou 2×12, dando uma gama de opções e uma amplitude de marchas interessantes, que até nos deixam em dúvida na hora de comprar.

Ambos são versáteis, com tecnologias como a Hyperglide+, que visa deixar as trocas de marchas mais rápidas e silenciosas; e o cassete com sistema de encaixe Micro Spline. O grupo é realmente silencioso, apesar de a Shimano ter abortado a ideia do Silence, o cassete que não fazia barulho quando a roda gira livre.

A corrente tem sistema de encaixe Quick Link (não tem pino) e os câmbios trazem tecnologias Shadow, Bump Stopper (traseiro) e Side Swing (dianteiro), pensadas para uma troca macia e com menos “curva”.

Veja a seguir os detalhes de cada grupo:

Shimano Deore XT

Durabilidade e performance: a nova série do Deore XT, a M8100, inclui características tais como a tecnologia do cassete Micro Spline da Shimano, de 12 velocidades nas combinações de 10-45D ou 10-51D. Pedivelas Hollowtech II de 1×12 ou 2×12, freios de 2 ou 4 pistões, trocadores Ispec-Ev ajustáveis, câmbios dianteiros e traseiros de 12-velocidades, rotores com tecnologia de resfriamento rápido.

NOTA DA SHIMANO:

Pedivelas: O novo pedivela DEORE XT de 1X12 vem com tecnologia HOLLOWTECH II, eixo do movimento central integrado e braços ocos. As coroas apresentam perfil de dente com tecnologia Dynamic Chain Engagement+, que possui dentes estreitos e mais largos, sendo esse o ponto fundamental para uma melhor retenção da corrente, suavidade e funcionamento silencioso da transmissão. Para montagem rápida e segura das coroas, o sistema de montagem direta simplifica a troca e substituição das coroas. Os pedivelas apresentam opções de coroas de 28D, 30D, 32D, 34D e 36D, todas intercambiáveis com o XTR e o SLX, além de opções de tamanho do braço de pedivela de 165mm, 170mm, 175mm e 180mm. Os pedivelas DEORE XT estão disponíveis em 3 medidas de linha de corrente (chain line): – 52mm (FC-M8100-1) para tamanho de O.L.D. (Over Lock-Nut Dimensions) de 142mm ou 148mm, para um Fator-Q mais estreito de 172mm – 55mm (FC-M8120-1) para um O.L.D. de 148mm para pneus mais largos e maior folga para o quadro (Fator-Q 178mm) – 56.5mm (FC-M8130-1) para um O.L.D. de 157mm e Fator-Q mais largo de 181mm Peso dos Pedivelas: FC-M8100-1: 620g, FC-M8120-1: 628g, FC-M8130-1: 636g (todos 32D; 175mm, sem B.B) Os pedivelas DEORE XT de 2X12, HOLLOWTECH II com 36-26D, oferecem possibilidade de amplitude de marchas imbatível quando combinados com um cassete de 10-45D, maximizando as possibilidades para todos os tipos e condições de terreno, enquanto mantém saltos menores entre os passos das marchas para uma cadência sempre constante. Dois pedivelas duplos estão disponíveis, ambos com Sistema de 2-parafusos para fixação do braço esquerdo do pedivela no eixo. O pedivela FC-M8100-2 (duplo) possui O.L.D. de 142mm para linhas de correntes de 48.8mm e Fator-Q de 172mm. Já o FC-M8120-B2 possui um O.L.D. de 148mm para linha de corrente de 51.8mm e Fator-Q de 178mm. Pesos dos FC-M8120-B2 (36-26T, 175mm, sem B.B.) é 672g e o peso do FC-M8100-2 (36-26T, 175mm, sem B.B.) é de 654g. Cassete: Os cassetes DEORE XT de 12-velocidades apresentam o Sistema de encaixe ‘MICRO SPLINE’ e estão disponíveis na opção 10-45D para menor diferença entre os passos na mudança de marchas ou, opção 10-51D para máximo alcance. Os dois cassetes vêm com tecnologia HYPERGLIDE+, que proporciona subidas e descidas rápidas da corrente nas trocas de marcha, além de garantir uma transmissão realmente silenciosa. Os cassetes são construídos com uma aranha em alumínio que comportam 10 pinhões de aço e dois em alumínio para ótima durabilidade e peso. O cassete CS-M8100-12 de 10-51D pesa 470g e a opção de 10-45D pesa 461g. Corrente: A nova corrente HG de 12 velocidades do DEORE XT foi redesenhada com a placa interna estendida para melhoria do engate e retenção, além de ter os roletes das chapas de elo da corrente cromados, para maior durabilidade e trocas de marcha no cassete, para cima e para baixo, ainda mais suaves e rápidas. A corrente CN-M8100 (113 elos + Quick Link) pesa 252g. Câmbios: Apresentando versões para coroas single (RD-M8100-SGS) ou dupla (RD-M8120-SGS), o câmbio traseiro DEORE XT permite trocas de marcha precisas e rápidas em uma ampla gama de combinações de marcha. Os dois câmbios apresentam tecnologia SHIMANO SHADOW RD+, preventores de impacto e roldanas de 13D que permitem pedaladas com menos chacoalhar da corrente, portanto, mais prazerosas. Peso dos câmbios traseiros: RD-M8100-SGS: 284g, RD-M8120-SGS: 290g. Já o câmbio traseiro DEORE XT vem com uma especificação para linha de corrente de 48.8mm e 51.8mm, porém está disponível para montagens dos tipos D-type, E-type ou M-type. O câmbio dianteiro pesa: FD-M8100-D: 135g, FD-M8100-E: 106g, FD-M8100-M: 114g. Trocadores: Com opções de ajuste lateral e rotacional, os trocadores ISPEC-EV, que se adequam perfeitamente a manete de freio, oferecem soluções customizáveis para o feeling de pedal de cada um. Pontos de borracha nos manetes do trocador e a tecnologia two-way release (liberação dupla) melhoram ainda mais a troca de marchas. O trocador direito (SL-M8100-IR) faz uso da característica multi-release (multi-liberação) para descer as marchas rapidamente pelo cassete e, para ciclistas utilizando um setup 2×12, uma alavanca ÚNICA no lado esquerdo (SL-M8100-IL) faz a troca dianteira com precisão. Os trocadores DEORE XT M8100 também estão disponíveis em uma versão com abraçadeira. Os trocadores pesam: SL-M8100-IR: 120g, SL-M8100-IL: 73g, SL-M8100-R: 117g, SL-M8100-L: 78g. Freios: As pinças de freio DEORE XT estão disponíveis em versão de 2 pistões específica para XC ou em versão para Trail / Enduro de 4-pistões. A versão de 2 pistões compartilha o mesmo design que a versão anterior XT M8000, fazendo com que as pastilhas de resina anteriores G02A/3A/J02A/3A ou de metal G04S/J04C são compatíveis, enquanto a versão de 4 pistões é um projeto totalmente novo, baseado no design do XTR M9100, compartilhando as mesmas pastilhas aletadas, tanto de resina N03A, quanto a N04C de metal (compatível também com pastilhas D03S ou D02S). As manetes de freio do DEORE XT funcionam com ambas as pinças de XC e Trail / Enduro, equipadas com o sistema SERVO WAVE da Shimano para engate rápido, potência melhorada e menor curso livre da manete. As manetes de freio agora podem ser anguladas em 2 posições em relação ao guidão, para uma sensação de frenagem mais firme. As manetes também apresentam seletor para o ajuste de alcance da manete e, parafuso de ajuste do curso livre para ajustes e regulagens simples na trilha. Os kits de freio para XC (BR-M8100-BL-M8100) com rotores (160 mm RT-MT800) e pastilhas de freio pesam 392g, enquanto os freios para Enduro (BR-M8120-BL-M8100) pesam 410g, com rotores e pastilhas inclusos. Rotores: Os rotores de nível DEORE XT(RT-MT800) com tecnologia ICE TECHNOLOGIES FREEZA são projetados para maximizar o resfriamento, resultando em uma performance de frenagem consistente e em pastilhas de freio com maior vida útil. O núcleo de alumínio do sanduíche com camadas externas de aço inox, ajuda a dissipar o calor através de aletas centrais. Tamanhos disponíveis: 140mm (88g), 160mm (109g), 180mm (132g) e 203mm (164g). Rodas: Diferentemente das rodas da série XTR M9100, a nova série DEORE XT M8100 da Shimano oferece rodas completas de 27.5 e 29” para ciclismo de XC e Trail / Enduro. As rodas Shimano para XC oferecem aros totalmente fechados de 24mm prontos para receber pneus tubeless, e que aceitam pneus de até 2.35”. Os 28 raios duplos perfilados de raiação direta, oferecem uma combinação perfeita entre rigidez e peso (WH-M8100-27.5: 1764g, WH-M8100-29: 1840g) para uma performance rápida no XC. Simultaneamente, as rodas específicas Trail / Enduro do DEORE XT, oferecem 30mm de largura interna do aro, própria para pneus de até 2.6”. Cubos traseiros apresentam O.L.D. de 148mm e os aros de alumínio comportam 28 raios em jota para manter as rodas tubeless fortes e ao mesmo tempo leves para pilotos agressivos, em condições críticas de pedal (WH-M8120-27.5: 1846g, WH-M8120-29: 1932g). Ambas as rodas traseiras de XC e de Trail / Enduro vem com eixos passantes E-THRU (de 15mm na frente e 12mm atrás), com O.L.D. de 148mm de largura, além de apresentar interface para cassetes com tecnologia Shimano MICRO SPLINE nos cubos traseiros. Cubos dianteiros e Freehubs individuais DEORE XT também estão disponíveis em larguras de 100mm e 142mm, 110mm e 148mm, e 157mm. Peso dos cubos: HB-M8110: 142g, HB-M8110-B: 147g, HB-M8110-BS: 158g, FH-M8110: 305g, FH-M8110-B: 307g, FH-M8110-BS: 306g, FH-M8130-B: 310g.

Shimano SLX

O grupo SLX é mais pesado, com materiais mais brutos no geral, mas é uma excelente opção para quem estiver pretendendo levar o mountain bike mais a sério. Sua nova versão também já vem com o novo cassete Micro Spline de 12 velocidades e uma gama de combinações entre 10-45D ou 10-51D.

NOTA DA SHIMANO:

Cassete: Os cassetes SLX de 12 velocidades vem com sistema de encaixe MICRO SPLINE e estão disponíveis em opção de 10-45D para saltos menores entre as marchas, ou na opção de 10-51D para máxima amplitude de marchas. Os dois cassetes possuem tecnologia HYPERGLIDE +, permitindo mudanças rápidas tanto para cima quanto para baixo e um sistema de transmissão super silencioso. Os cassetes vem com aranha de alumínio para acomodar onze pinhões de aço e um pinhão de alumínio para um equilíbrio perfeito entre durabilidade, peso e estilos de pilotagem. O cassete CS-M7100-12 de 10-51D pesa 534g e a opção de 10-45D pesa 513g Corrente: A nova corrente HG de 12 velocidades do SLX foi redesenhada com a placa interna estendida para melhorar o engate e a retenção da corrente, além de apresentar as placas de rolete dos elos com tecnologia SIL-TEC, para uma operação mais suave e maior durabilidade em todas as condições de pedal. A corrente CN-M7100 (de 113 elos + Quick Link) pesa 252g. Câmbios: Disponível para versões de pedivela single (RD-M7100-SGS) ou duplo (RD-M7120-SGS), o câmbio traseiro SLX oferece mudanças precisas e rápidas sobre uma enorme gama de combinações de marchas em 12 velocidades. Os dois câmbios possuem a tecnologia de posicionamento SHIMANO SHADOW RD +, assim como redutores de impacto e roldanas de 13D para pedaladas mais silenciosas e agradáveis. Peso dos câmbios traseiros: RD-M7100-SGS: 316g, RD-M7120-SGS: 322g. O câmbio dianteiro SLX vem em uma especificação para linhas de corrente de 48,8 mm e 51,8 mm, mas está disponível para montagens tipo D-type, E-type ou tipo M-type. Peso dos câmbios diantieors: FD-M7100-D: 135g, FD-M7100-E: 166g, FD-M7100-M: 114g. Trocadores: Com ajuste lateral e opções de ajuste rotacional, os trocadores ISPEC-EV, que se encaixam perfeitamente na alavanca do freio, oferecem soluções para o piloto customizar seu estilo e feeling de pedalada. Para ciclistas que utilizam uma configuração 2×12, uma alavanca ÚNICA (SL-M7100-IL) no lado esquerdo do guidão, aciona o câmbio dianteiro para cima e para baixo de forma extremamente precisa e leve. Os trocadores SLX M7100 também estão disponíveis na versão com abraçadeira de fixação. Peso dos trocadores: SL-M7100-IR: 121g, SL-M7100-IL: 73g. Freios: As pinças dos freios SLX vem em versão de 2 pistões específica para o XC ou versão Trail / Enduro de 4 pistões. A versão de 2 pistões tem o mesmo design da versão anterior, assim as pastilhas de resina nível SLX da versão anterior, as G02S / J02A, ou as pastilhas de metal G04S / J04C, são compatíveis. Já a versão de 4 pistões é um projeto totalmente novo, com base no design do XTR M9100, que utiliza pastilhas D03S (resina) ou D02S (metal) (compatível também com as pastilhas aletadas N03A e NO4C). As manetes de freio SLX funcionam tanto com pinças de XC, quanto de Trail / Enduro e vêm com o sistema Servo Wave da Shimano, que garante engate mais rápido, potência melhorada e menor curso livre. As manetes de freio agora estão posicionadas em ângulo em duas posições em relação ao guidão, para uma sensação de frenagem mais firme. As manetes também possuem um seletor de ajuste de alcance para regulagens simples de freio no meio da trilha. Os kits de freio estilo XC (BR-M7100-BL-M7100) com rotores (160 mm SM-RT70) e pastilhas pesam 425g enquanto os kits de freio estilo Enduro (BR-M7120-BL-M7100) pesam 444g, incluindo rotores e pastilhas. Rotores: Os rotores ICE TECHNOLOGIES (SM-RT70) do nível SLX são projetados para rápido resfriamento graças a um núcleo de alumínio prensado entre camadas externas de aço durável, resultando em frenagem de performance consistente e maior vida útil das pastilhas de freio. Disponíves nos tamanhos de 140 mm (121 g), 160 mm (133 g), 180 mm (159 g) e 203 mm (193 g). Cubos: Cubos dianteiros SLX e FREEHUBs traseiros estão disponíveis individualmente em larguras de 100 mm e 142 mm, 110 mm e 148 mm ou 157 mm. O FREEHUB (FH-M7110) possui um cassete com tecnologia MICRO SPLINE da Shimano. Peso dos cubos: HB-M7110: 142 g, HB-M7110-B: 147 g, FH-M7110: 350 g, FH-M7110-B: 354 g, FH-M7130-B: 359 g. Para finalizar, a ampla gama de opções da nova série DEORE XT M8100, deixa evidente os recursos de alto desempenho para os mountain bikers mais exigentes e aventureiros, enquanto a série SLX M7100, que traz em sua bagagem o mesmo DNA, se inspira nesse conceito para oferecer performance de qualidade aos ciclistas que estão descobrindo todo o divertimento do mountain bike. Henry Bosch, coordenador de produtos de MTB da Shimano Europa: “Embora nosso mantra durante o desenvolvimento do XTR tenha sido velocidade, foco e controle, sentimos a necessidade de ampliar isso para os projetos do DEORE XT e do SLX. Fizemos muitas reflexões sobre ‘como‘e ‘por que’ as pessoas praticam mountain bike. A resposta foi criar um conjunto de componentes com classificação e especificação corretas para atender às demandas competitivas, estilos de pilotagem e qualidade de desempenho dos mountain bikers de todas as partes do globo, garantindo que eles tenham performance durável para diversão à longo prazo. ”

Para mais informações, acesse: shimano.com/makeyourmark