Shiv Disc é a nova aposta da Specialized para o Ironman Havaí

Marca norte-americana apresenta sua mais nova bike de contrarrelógio, com conceitos inovadores

Shiv Disc: Promessa de alguns minutos no Ironman

Não é novidade a Specialized trabalhar duro para entregar a melhor bicicleta de contrarrelógio (crono) para seus atletas voarem baixo durante a etapa de ciclismo do Ironman de Kona – o Ironman World Championship, o Mundial de Ironman que em 2018 acontece no próximo sábado (13 de outubro). A mais recente aposta da cultuada marca norte-americana é a S-Works Shiv Disc, que foi otimizada para ser mais aerodinâmica e com maior capacidade de armazenamento e um fit inovador.

“Aerodinâmica”, “armazenamento” e “fit”

Estas palavras são na verdade os três pilares que definem a nova Shiv Disc.

Quanto à aerodinâmica, a nova Shiv Disc segue os princípios da Shiv 2011, a primeira a possibilitar armazenamento de acessórios para diminuir o arrasto. Por incrível que pareça, géis presos com fitas e garrafas levadas no quadro da bike são situações nada aerodinâmicas. A nova Shiv Disc, portanto, está reformulada, é capaz de levar mais combustível e, ao mesmo tempo, ser mais veloz.

Em testes em túnel de vento, a Shiv Disc foi minutos mais rápida.

Quanto à hidratação, a Shiv Disc conta com o sistema Hydration Fuelcell, um compartimento removível que comporta até 1,5 litro de líquido. O mesmo compartimento ainda oferece espaço para carregar até 5 barras (de cereal ou proteína) ou até 12 sachês de gel. Além disso, o tubo superior e o tubo do canote do selim permitem armazenamentos adicionais.

Segundo os engenheiros, ter uma maior capacidade de carga foi um pedido dos próprios atletas, que achavam melhor passar batido pelas áreas de hidratação na primeira metade do trajeto de 180 km de ciclismo do Ironman.

Quanto ao fit, a Specialized fez quatro tamanhos diferentes, sendo que o guidão é ajustável (melhorando o fit e o transporte da bike). Uma novidade é o Shiv Finder, uma ferramenta que ajuda a determinar o tamanho da bike com base na sua posição de pedalar.

Shiv Disc

Pensando no transporte da bike, a Specialized ainda facilitou o trabalho de desmontar e empacotar a bike através de cinco parafusos (allen), que deixam a bike no “modo mala” em questão de minutos. Esse sistema, no entanto, não interfere nos ajustes fit da bicicleta, o que é uma grande vantagem.

Shiv Disc: edição limitadíssima

Somente 500 bicicletas S-Work Shiv Disc serão comercializadas no mundo – serão devidamente numeradas, com cases personalizados. Depois de serem “apresentadas” no Ironman de Kona, no próximo dia 13 de outubro pelos atletas Lucy Charles, Javier Gomez, Ben Hoffman, Tim Don, Braden Currie e Sarah Marsden, elas ficarão disponíveis à venda até o fim do mês. As reservas podem ser feitas pelo site specialized.com.