Snack de fruta de bolso

Tirinhas caseiras de frutas contêm menos açúcar e são bem mais saudáveis que as opções industrializadas. A única desvantagem? Seus amigos de pedal vão querer também

TIRINHAS DE MORANGO E LARANJA

Prepare uma receita dupla – os rolinhos duram até duas semanas em um recipiente bem vedado

INGREDIENTES
– 3 xícaras de morangos frescos (cerca de ½ kg)
– 1 a 2 colheres (sopa) de mel ou xarope de agave
– 2 a 3 colheres (chá) de suco de laranja fresco

  1. Aqueça o forno a 80°C. Forre uma assadeira com papel-manteiga.
  2. Bata os morangos no liquidificador ou processador até virar uma substância homogênea; tudo bem se restarem sementes, só não deixe pedaços de fruta. Acrescente o adoçante de sua preferência (mel ou agave) com o suco de laranja e misture bem.
  3. Despeje tudo na assadeira forrada e espalhe em uma camada de 3 mm de espessura, mantendo uma borda de 1,5 cm. Não deixe as bordas muito finas. Elas devem ficar um pouco mais grossas que o centro.
  4. Transfira para o forno e asse em forno baixo até que a fruta esteja firme e com toque pegajoso, o que deve levar entre 5 e 6 horas. A mistura não deve ficar seca ou quebradiça.
  5. Desligue o forno e deixe a porta semiaberta até esfriar. Depois feche a porta do forno e deixe descansar da noite para o dia.
  6. Forre uma superfície de corte com um pedaço de papel-manteiga um pouco maior e vire a assadeira em cima.
  7. Com uma faca afiada ou tesoura de cozinha, corte os rolinhos e o papel-manteiga no comprimento, em tiras de 5cm. Enrole cada tira e cole a borda para fechar. Guarde no bolso da sua jérsei em dias de pedal.

Valor nutricional por tirinha:
41 calorias, 0 grama de gordura, 10 gramas de carboidratos (2 gramas de fibra e 8 gramas de açúcar), 1 grama de proteína e 1 mg de sódio.

*Matéria publicada originalmente na edição 13 da revista Bicycling, novembro/dezembro de 2017