Specialized S-Works Venge: bike top pela bagatela de R$ 70 mil

Tecnologias de ponta e características aerodinâmicas bem pensadas deixaram a Venge ainda mais veloz  

Por Erika Sallum

Lá se vão sete anos que a Specialized lançou a primeira Venge, seu modelo de ciclismo de estrada mais rápido e aerodinâmico. Ano após ano, a supermáquina vem nos surpreendendo não apenas pela beleza como pela capacidade de cortar o vento e usar com eficiência máxima a energia do ciclista para atingir um objetivo claro: a velocidade.

Na versão 2019, a Venge foi totalmente remodelada – e ganhou até uma edição exclusiva assinada em parceria com o tricampeão mundial Peter Sagan.

Venge: novos detalhes aerodinâmicos

Para desenvolvê-la, a equipe da norte-americana Specialized passou meses testando seu projeto em um túnel de vento. O quadro conseguiu a proeza de ficar mais leve que o da Tarmac SL5 Disc, com características focadas nos mínimos detalhes para enfatizar a aerodinâmica: por exemplo, o down tube protege a garrafa de água do vento, para evitar arrastos desnecessários. O quadro todo, aliás, é o resultado de uma complexa equação entre leveza, rigidez e segurança (ou seja, o menor peso dentro da maior rigidez possível e que aguente a potência do ciclista e as vibrações do terreno).

Leia também: Audax Ventus – bike nacional com os melhores componentes

O cockpit integrado também foi pensando o mais aero possível, com cabos escondidos embaixo da mesa e tudo protegido do vento pelo guidão.

Nós testamos a Venge S-Works em um dia ventania e percursos tortuosos em um local próximo à cidade de São Paulo. É bom que se diga: trata-se de uma bike arisca, dura, meio cabrita, que sente bastante as imperfeições do terreno sem muita suavidade. É para quem quer ir rápido. No trajeto dos testes, duas subidas íngremes também nos mostraram que a Venge não se dá tão bem em escaladas quanto uma Tarmac, por exemplo, modelo mais versátil da Specialized para encarar montanhas, retas e pedais relativamente mais longos.

Em sua função primordial – ser rápida e deixar os adversários para trás nos sprints sem torções –, a Venge se saiu maravilhosamente bem. Uma rainha suprema das estradas, daquelas de roubar olhares até de quem não se impressiona facilmente com tanta beleza. R$ 70.000; specialized.com/br/pt