Suco de picles evita câimbras? Veja a resposta

Falamos com um especialista para explicar esta história de uma vez por todas

(Foto: Getty Image/Paul Taylor)
Por Korin Miller, da Bicycling USA

Em todos esses anos de pedal, você provavelmente já ouviu falar sobre toneladas de indicações contra câimbras musculares: comer bananas, fazer alongamento… A lista está apenas começando. Um dos mais recentes é tomar suco de picles.

Várias pessoas – especialmente corredores e jogadores de futebol – alegam que beber suco de picles pode ajudar a diminuir aquelas câimbras dolorosas e até mesmo evitá-las.

Tomar suco de picles realmente funciona?

Vamos pensar um pouco: suco de picles é tecnicamente água com sal. O sódio do sal é de onde vêm os benefícios, a maioria das pessoas pensa. Aqui está o porquê: quando você fica desidratado (como depois de um treino pesado), os eletrólitos do seu corpo (que incluem sódio e potássio) são descartados, explica Albert Matheny, especialista em força e condicionamento físico. Isso pode causar contrações musculares involuntárias, também conhecidas como câimbras.

De acordo com a pesquisa, suco de picles pode, de fato, ajudar. Um pequeno estudo publicado na Medicine and Science in Sports and Exercise com alguns homens – uns que tinham câimbras e outros não – mostrou o seguinte: os homens que beberam suco de picles tiveram câimbras que duraram cerca de 49 segundos a menos do que aqueles que beberam apenas água.

Recomendado a você: 5 alimentos calóricos liberados pelos nutricionistas

Os tipos de exercícios que provavelmente exigirão algo como beber suco de picles são corridas longas em climas quentes, um jogo de futebol no calor, ou uma aula de hot yoga, diz Matheny.

Se este for o seu caso, você pode tentar tomar um ou dois copos de suco de picles depois de se exercitar e ver o que acontece. Mas tome bastante água também para garantir que você esteja hidratado.

Há algum inconveniente em beber suco de picles?

Hey Arnold Nick Splat GIF - Find & Share on GIPHY

“Se você tem hipertensão, adicionar uma enorme carga de sal à sua dieta pode ser um problema, então é melhor falar antes com seu médico”, orienta Matheny.

Suco de picles também pode desidratá-lo, se for a única bebida que você consome depois de um treino. “Mas enquanto você beber suco de picles com moderação e acompanhado de bastante água, isso vai te ajudar”, diz ele.

Mas e se eu não puder mesmo com suco de picles?

Bebidas esportivas como Gatorade e Powerade trabalham para repor sódio e eletrólitos perdidos pelo corpo, mas eles não têm tanto impacto quanto esse suco, que é super salgado, se você estiver fazendo exercícios extremos no calor, diz Matheny. Ainda assim, essas outras bebidas podem ajudar.

Se você não conseguir mesmo tomar nem um gole de suco de picles, tente beber uma bebida esportiva antes, uma durante e outra depois do treino intenso, sugere Matheny. Você também pode tentar adicionar uma colher de chá de sal na água e tomar, diz ele. (Experimente adicionar suco de frutas cítricas à mistura para dar um sabor.)

“O sal vai realmente ajudá-lo a absorver a água com mais eficiência”, diz Matheny.

Em última análise, se você não estiver pedalando muito forte e por muito tempo no calor, você realmente não precisa desse suco para combater as cãibras. Mas se você ver que tem tido muita câimbra ultimamente, valer a pena tentar.