Tour de Hainan na China é adiado por causa do coronavírus

tour de hainan
Divulgação/ Tour de Hainan 2019

O Tour de Hainan 2020, na China, foi adiado por preocupação com a disseminação do coronavírus. 

Organizadores da prova em etapas, que acontece na província insular de Hainan na costa sul do país, informaram as equipes de que a prova será adiada para uma data posterior por causa do surto do novo vírus que atingiu a China – e já atingiu outros 12 países.

Pelo menos 18 cidades na China estão em quarentena, com restrições significativas de viagens. O vírus pode ser transmitido antes mesmo que a pessoa apresente os primeiros sintomas, o que justifica que as medidas de contenção sejam mais drásticas.

+ Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

A cidade de Wuhan, onde acredita-se que o vírus possa ter se originado em um mercado de peixe em dezembro, está em total quarentena. Até o domingo (26), o governo chinês tinha confirmado 81 mortes. 

A equipe de ciclismo Israel Start-Up Nation soltou um comunicado: “Acabamos de ser avisados pelos organizadores do Tour de Hainan na China que a corrida, que deveria começar em 23 de fevereiro, será adiada por causa da epidemia do coronavírus. Totalmente compreensível: o mundo é uma aldeia global, para o bem e para o mal”. 

A notícia foi confirmada pela equipe continental Tarteletto-Isorex, que postou no Facebook: “Por causa do surto de coronavírus, o comitê organizador teve que adiar o Tour de Hainan de 2020 para uma data que será informada mais adiante. Obrigada pelo apoio e compreensão.” 

A prova de oito etapas deveria acontecer de 23 de fevereiro até 1 de março.  O último Tour de Haian foi em outubro de 2018. O vencedor for Fausto Masnada, da Androni-Giocattoli-Sidermec. 

Risco de epidemia mundial 

Os coronavírus são um grupo de vírus que podem causar desde um resfriado até doenças mais graves. Nomeado oficialmente de 2019-nCoV, o novo coronavírus é similar a outros dois identificados nas últimas décadas. Esta nova versão, que já infectou 2.700 pessoas de acordo com as estimativas oficiais, causa infecção respiratória aguda. Ou seja, sintomas similares aos da pneumonia. 

Casos foram registrados nos Estados Unidos, França, Austrália, Hong Kong, Tailândia, Malásia, Coreia do Sul, Taiwan, Macau, Japão e as Filipinas. Até o momento, não há casos confirmados no Brasil. 

O Tour de Hainan é a segunda grande prova ciclística a ser impactada por eventos globais. O Tour de Omã foi cancelado após a morte do soberano de Omã, o sultão Qaboos bin Said al-Said. 

+ Neve paralisa o Tour de France