Trilha vai permitir que ciclistas atravessem os EUA de leste a oeste

A Great American Rail-Trail terá 6 mil km, e certamente será muito procurada por cicloturistas 

(Foto: Getty Images)

Uma trilha inédita de cross-country vai permitir que qualquer pessoa que esteja na disposição atravesse os Estados Unidos de leste a oeste – ou vice-versa.

A Great American Rail-Trail se estenderá por aproximadamente seis mil quilômetros, cortando 12 estados norte-americanos entre Washington DC (no extremo leste) e o estado de Washington (no extremo oeste).

>> Tudo o que você precisa saber para pedalar até o Uruguai

Esta nova trilha irá se conectar a 125 trilhas já existentes e preencher outras 90 lacunas, de caminhos que até então não se interligavam.

O projeto da nova trilha é assinado pela Rails-to-Trails, uma organização sem fins lucrativos especializada em abrir trilhas no país. A nova trilha proposta é resultado de um trabalho de um ano envolvendo pesquisas e desenvolvimentos.

É uma ideia simples e poderosa: conectar caminhos que passam em frente de casas à próxima cidade e ao estado seguinte — e assim por diante, até costurar o país inteiro de costa a costa.

A Rails-to-Trails vende a ideia de um “presente” ao povo americano, já que vai unir milhões de pessoas ao longo de milhares de quilômetros. E certamente, depois de inaugurado, este caminho não vai demorar em se tornar uma rota mundial consagrada de cicloturismo. Um jeito de conhecer boa parte do país em uma rota pensada aos ciclistas.

Apesar de declararem que mais da metade da trilha está pronta, eles ainda não divulgaram uma data de inauguração da nova Great American Rail-Trail.