Ultraciclismo: dois brasileiros querem fazer história na Race Across America

Enquanto Marcelo Mixirica faz sua estreia, Dani Genovesi tenta o bicampeonato 10 anos depois

"Mixirica" na Red Bull Trans Siberian 2018 (Foto: Denis Klero/Red Bull Content Pool)

A Race Across America, ou simplesmente RAAM, é a reconhecida como o maior desafio de ultraciclismo do mundo: são quase 5 mil km de pedal, cruzando os Estados Unidos de oeste a leste. Não é uma prova autossuficiente, e cada ciclista é acompanhado por um carro de apoio.

Mesmo assim, não é um desafio para qualquer ciclista. Muita altimetria acumulada, paisagens e climas que vão do deserto à neve, em um pedal “eterno” que pode durar até 12 dias – o recorde pertence ao austríaco Christoph Strasser, que em 2014 concluiu a RAAM em 7 dias, 15 horas e 56 minutos.

E se o santista Claudio Clarindo (1977-2016) fez história no ultraciclismo, tendo completado 5 vezes a RAAM na categoria solo, em 2019, outros dois brasileiros pretendem dar sequência ao seu legado: o paulista Marcelo Florentino Soares, o “Mixirica”, e a carioca Daniela Genovesi, largam hoje, 11 de junho, querendo fazer (mais) história na RAAM.

Leia mais:

>> 7 coisas que acontecem no seu corpo durante a RAAM

>> Ex-catador de latinhas quer bater o recorde da RAAM 

Ex-catador de latinhas

“Mixirica” é de origem humilde, mas um cara conhecido no ultraciclismo. Este ex-catador de latinhas já participou da Red Bull Trans Siberian Extreme, outra prova dura do ultraciclismo, por três vezes, e garante que treinou forte para fazer bonito na RAAM. “É uma prova que eu sempre quis participar”, diz.

View this post on Instagram

Com Strasser recordista da Raam

A post shared by Marcelo Mixirica RAAM 2019 (@marcelomixiricaraam) on

Já Daniela Genovesi é tricampeã mundial de ciclismo de ultradistância, e em 2009 entrou no seleto grupo de vencedores solos da RAAM — na categoria feminina. Agora, uma década depois, ela promete “pedalar com tudo” em busca do bicampeonato.

View this post on Instagram

Treino de hoje fui até local da largada e pedalei pelo trajeto inicial (não cronometrado) . Saimos do litoral e logo viramos sentido leste , sentido Anápolis 😀. Como passar ali mexeu comigo …10 anos , pensei na vida e tudo que fiz ou deixei de fazer…coisa de louco , fiquei nervosa , calma , curti a ciclovia , achei ela sem graça kkk, tudo tudo ao mesmo tempo . Tenho certeza que dia da largada será isso multiplicado por mil !!! RAAM, partiu … Apoiadores: @clinimex_medicinadoexercicio @eucaliptobikepark @girusbike @infoview @spartacool_oficial @v.c._fotografia @3cariocas.cc Equipe: @cricofonseca @drjoaofelipefranca @gigi_paiva @juliagenovesi @metatreinamento @mlacerda81 @robertafonseca79 @v.c._fotografia Agradecimentos: @alliance_riodejaneiro @bauerfeindbrasil @bioginastica_official @drchristianocinelli @dr.oswinopenna @ibs_bikes @tbmakers_prod

A post shared by Dani Genovesi 🥇🥇🥇 (@danigenovesi) on

Cabe a nós ficarmos na torcida por esses bravos guerreiros do ultraciclismo brasileiro.

Acompanhe a prova (em tempo real) clicando AQUI.