Um cochilo pode te dar mais disposição para treinar

Treinos intensos podem comprometer a qualidade do sono durante a noite e, portanto, tire uma soneca

(Foto: Getty Images)

Provavelmente você já ouviu que faz bem um cochilo à tarde. Isso mesmo, quando feito da maneira certa, um cochilo pode realmente trazes benefícios ao desempenho. “O sono afeta sua velocidade, potência, humor e percepção da dor, coisas extremamente importantes em uma competição”, diz Christopher Winter, MD, autor de The Sleep Solution. E os mesmos benefícios se aplicam a um rolê de bike ou qualquer outra atividade.

“Para uma recuperação ideal, você deve dormir pelo menos uma hora extra quando estiver treinando, comparado ao período de baixa temporada”, diz Christopher (a National Sleep Foundation, dos EUA, sugere dormirmos entre sete e nove horas por noite).

O problema é que os pesquisadores dizem que os atletas costumam ter um sono de baixa qualidade – sim, apesar de estarem cansados ​​demais. Um estudo do Journal of Sports Sciences mostra que um em cada quatro jogadores profissionais de hóquei teve problemas para dormir, e um em cada seis usou pílulas para dormir. Um pequeno estudo do Journal of Sports Sciences mostrou também que o treinamento intenso compromete a qualidade do sono em ciclistas.

>> Exercícios físicos dobram as chances de você chegar aos 85

É claro que pode haver algumas razões para isso, como os exercícios noturnos, programas de treinamento malucos e estresse em geral. “Algumas pessoas colocam tanta pressão em si mesmas para dormir bem à noite que sai pela culatra: ficam rolando na cama, estressadas”, diz Christopher. “Eu suspeito que muitos atletas precisem dormir mais do que conseguem à noite.”

Mas cochilar também pode deixá-lo cansado à tarde, alerta à noite e completamente frustrado com os seus níveis de energia. O truque é descobrir quanto tempo deve durar um cochilo — e depois cochilar bem. Portanto, siga estas dicas (dada por especialistas) a seguir para colher os benefícios de um cochilo e não virar um zumbi.

Limite o seu cochilo para 30 minutos.

“Demora cerca de 30 minutos para entrarmos em sono profundo”, diz Christopher. E uma vez que você entra no modo de sono profundo, você pode sentir-se grogue quando acorda. “Então cochile 30 minutos ou menos para ficar mais disposto.”

Cochile depois do almoço

“Pense em um cochilo para adicioná-lo à última noite de sono, ao invés de subtrair da próxima noite de sono”, explica Christopher. Isso significa que cochilar no início do dia, entre às 12h30 e 13h, é muito melhor do que no final da tarde. “Programe sua soneca como faria com qualquer outra coisa — seu treino, suas refeições — para que seu corpo se acostume”, recomenda.

Não se estresse se você não conseguir dormir.

Christopher diz que ele vê pacientes que tomam remédios para dormir à noite, mas eles nunca precisam deles para tirar um cochilo. Por quê? Porque há menos pressão para cochilar do que para dormir à noite. “Os cochilos são como ‘bônus’ de sono, e o sono vem depressa quando você não está tentando”, diz ele.

Se você ainda está lutando para adormecer, considere sua soneca como um período de descanso, em vez de um período de sono. “Não pense que adormecer é o objetivo, e se você não dorme, você falhou e desperdiçou 30 minutos do seu tempo”, diz Winter. Você não falhou. Você descansou. “E é difícil falhar em descansar.”