Vídeo flagra ladrão cortando cadeado e levando bicicleta no centro de SP

Isso é só um exemplo da triste realidade de Sampa, onde furtos e roubos aumentaram exponencialmente nos últimos anos

(Foto: Getty Images/Image Source)

Vídeo flagra ladrão cortando cadeado e levando bicicleta no centro de SP

Clique AQUI para assistir ao vídeo

Entre 2014 e 2018, os roubos de bicicletas na cidade de São Paulo aumentaram 130%. Esse número foi levantado pelo jornal SP2 através da Lei de Acesso à Informação, e representa uma triste realidade: à medida que a cidade facilitou o uso da bicicleta por meio de ciclovias e ciclo rotas nos últimos anos, aumentou também a falta de segurança para quem pedala (sem falar no trânsito de carros).

>> Furto de bicicleta em condomínio vira moda no Brasil

A mesma reportagem analisou também que os furtos cresceram nesses últimos 5 anos (indo de 1.146 para 1.788). E a quantidade de roubos teve um aumento proporcional ainda maior: 265 roubos em 2014 contra 626 em 2018.

Enquanto os furtos se concentram mais nas regiões das avenidas Faria Lima e Paulista, os roubos são mais frequentes na região de Pinheiros. O ladrão pode estar a pé, de patinete ou em outra bicicleta.

A reportagem do SP2 conversou com algumas vítimas. Uma delas, que teve a bicicleta que estava presa em um poste furtada (e inclusive o ladrão foi flagrado por câmeras de vigilância) teve o direito ao boletim de ocorrência negado por conta de uma burocracia – assim fica difícil pedalar em Sampa.