Você sabe calibrar os pneus da sua bike?

Se você ainda é adepto de pneus com câmara, você precisa saber essas três coisas para calibrá-los direitinho

bradleypjohnson via Flickr

Por LEE MCCORMACK

Veja os três pontos que você deve levar em conta. Faça isso antes de cada pedal, ou se você usa a bike sempre, pelo menos uma vez por semana

Acerte a pressão

Colocar a pressão adequada faz com que a bike rode rápido, suavemente e evita pneus furados. Pneus mais finos exigem mais pressão que os largos: em speeds, geralmente varia entre 80 e 130 psi (sigla para pounds per square inch); em pneus de mountain bike, de 25 a 35 psi; e no caso de pneus para híbridas, 50 a 70 psi.

Para encontrar sua pressão ideal, escolha o ponto bem no meio desses números, e depois pondere seu peso. Quanto mais pesado você for, mais pressão você deve colocar no pneu. Por exemplo, se um ciclista de 75kg coloca 100 psi na speed, um de 90 kg deve deixar a bike com 80 psi – sempre respeitando a recomendação do fabricante, indicada na banda lateral do pneu.

Não desafie as instruções

O bom senso diz que pneus com pressão mais alta sempre rodam melhor, automaticamente porque um pneu teria uma área de contato menor com o solo. Na verdade, a pressão adequada faz os pneus se adequarem aos buracos e irregularidades sem quicar, absorvendo o impacto. Pneus hiperinflados transmitem todo o impacto para o ciclista, que perde na velocidade e no conforto.

Em asfalto novinho e perfeito, seus pneus de speed podem rodar maravilhosamente a 100 ou 120 psi, mas naquele asfalto castigado, 90 psi pode funcionar melhor. Com chuva e asfalto molhado, reduzir 10 psi ajuda na tração. E se você é um mountain biker que vai para terrenos difíceis, lembre que se 50 psi é perfeito no asfalto e até no estradão, mas no singletrack 38 psi flui melhor.

Segura o ar!

As moléculas de ar no pneu estão sempre loucas para escapar para a atmosfera. Se você pedalar sobre objetos cortantes, como cacos de vidro, imediatamente passe as mãos, protegidas por luvas, para limpar esses resíduos do pneu. A dica à prova de bomba é usar fita antifuro ou pneus à prova de furo. Para evitar furos quando você pula obstáculos com a bike, mantenha a pressão calibrada e alivie o peso das rodas jogando pressão no guidão antes de buracos e obstáculos e puxando o guidão para cima quando passar por cima deles. Se a temperatura cair, o pneu tende a murchar de maneira perceptível, que vale a pena corrigir.