Vuelta a España começa amanhã!

Por Albert Pellegrini

A Vuelta a España 2017 terá início em 19 de agosto com um contrarrelógio por equipe em Nîmes, na França. Serão 21 etapas até o final, em 10 de setembro, em Madri. A rota apresenta nove chegadas em montanhas, com o proeminente Angliru no penúltimo dia. Outro destaque é o Alto la Hoya de Mora, uma escalada de 30 quilômetros na Sierra Nevada.

Esses são alguns dos favoritos a vestirem as camisas nessa Vuelta: Chris Froome, Vincenzo Nibali, Alberto Contador, Fabio Aru, Esteban Chaves, Steven Kruijswijk, os irmãos Yates, Rafal Majka.

Alberto Contador, Vincenzo Nibali e Fabio Aru são os únicos ciclistas que já venceram a Vuelta. Desses três, El Pistolero é o mais bem sucedido – Contador tinha se aposentado, mas decidiu se despedir do ciclismo participando ainda dessa Vuelta. Ele venceu em casa em 2008, 2012 e 2014, enquanto Nibali foi vitorioso em 2010 e Aru em 2016.

Chris Froome e a Vuelta a España possuem uma história diferente. O multi-vencedor do Tour de France nunca ganhou a corrida, embora tenha despontado na Vuelta de 2011. Antes disso, suas únicas vitórias foram no Tour de Mauritius e no Mi-Août na Bretanha, e depois ele venceu uma etapa na Espanha, quando terminou na segunda colocação. Ele também foi vice-campeão em 2014 e 2016. Froome sempre declara sua paixão pela Vuelta; é provável que esse ano ele tente acertar suas diferenças essa prova e matar a pendência.

Froome precisa ganhar tempo no contrarrelógio individual sobre os escaladores puros. O contrarrelógio individual terá 42 quilômetros em um percurso bastante plano, semelhante ao do ano passado, quando Froome venceu com 2 minutos de vantagem sobre os demais competidores.

Nairo Quintana não vai participar da Vuelta. Não é por menos: o escalador colombiano fez o Giro d’Italia e no Tour de France na sequência e com ótimo desempenho.

COMPARTILHAR