6 planilhas de treino para você pedalar mais forte e mais rápido

Foto Shutterstock

Pedalar mais forte é o objetivo de muitos ciclistas por aí. Quem ama bike sabe que pedalar queima calorias em um ritmo constante, ajuda a reduzir o risco de diabetes e doenças do coração, melhora a memória e dá mais poder ao cérebro. Além disso,  torna seu sono mais profundo e recuperador, não prejudica as articulações e – o mais importante de tudo – é divertido.

Pensando em otimizar os resultados tanto na saúde quanto na silhueta, resolvemos criar um programa de treino para seis semanas. Para testá-lo, recrutamos um pelotão, em que havia desde ciclistas novatos em busca de perda de peso a atletas em forma querendo ficar mais fortes e definidos.

As planilhas a seguir aumentam de intensidade progressivamente e são uma ótima pedida para principiantes, mas também funcionam bem para ciclistas intermediários que querem pedalar mais forte.

Os treinos foram criados para desafiar a musculatura e o sistema cardiovascular, e ainda te dão uma força para aperfeiçoar suas habilidades em cima da bike. Isso tudo em um intervalo de tempo cuidadosamente estipulado, porém relativamente curto.

Quanto mais focado você estiver, mais notáveis serão os resultados. Logo se sentirá mais forte, com mais energia, mais condicionado e, como consequência, mais feliz.

Ah, e vale ressaltar que há boas chances de você também ver mudanças na balança. Bons treinos!

 

INTENSIDADE

Aqui você encontrará estimativas aproximadas dos níveis de intensidade de cada treino. Muitos fatores afetam a velocidade, por exemplo, vento, terreno e tipo de bicicleta. Portanto não fique paranoico com números e dados, pois o esforço é o que conta. Lembre-se: o nível de esforço máximo não faz parte deste nosso programa de treinamento.

O PROGRAMA DE TREINAMENTO

Siga o cronograma semanal de pedaladas e exercícios. Nos dias de cross-training, atividades como corrida, natação ou até mesmo caminhada, por exemplo, funcionam bem. A regra é simples: se mantenha ativo e se alongue todos os dias.

Uma dica: se você não conseguir memorizar os detalhes dos treinos de bike, salve as imagens no celular ou escreva notas em um pedaço de fita crepe e grude-o no tubo superior do quadro.

Já estamos na quarta semana, portanto não desista agora! Falta pouco!