8 dicas para acordar cedo para pedalar

Por Caitlin Giddings, Bicycling USA - Adaptado por Fernanda Rosa

Foto Shutterstock

Acordar cedo para pedalar é, provavelmente, um dos lados mais duros de quem treina bike. Levantar antes das 5h ou 6h da manhã não é moleza para ninguém, mas há dicas simples para acordar cedo que fará com que isso vire rotina na sua vida.

Estudos recentes demonstraram que reservar um tempo para si mesmo logo cedo dá sensação de relaxamento ao longo do dia. E experiências pessoais de muita gente já provaram que é muito mais fácil encontrar tempo para uma pedalada matinal do que tentar encaixar um treino na hora do almoço ou no fim do expediente.

COMO PARAR O DESEJO POR DOCES E FRITURA
FAZER ALIMENTOS NA AIR FRYER É MELHOR DO QUE FRITAR?
4 EXERCÍCIOS DE PILATES SIMPLES PARA FORTALECER E REDUZIR MEDIDAS

A seguir algumas dicas para acordar cedo práticas e eficazes para te tirar da cama para o treino, sem causar tanto sofrimento (só um pouco!):

1 Arrume roupas e equipamentos na noite anterior

Verifique corrente, pneu e afins antes de ir dormir. Aproveite e separe a bermuda e jersey que irá usar de manhã. Assim você economiza tempo na madruga e pode até dormir um pouquinho mais.

2 Programe seu café

Programe automaticamente sua cafeteira para que fique pronta quando você acordar ou faça uma bebida gelada com uma prensa francesa na noite anterior. Se você realmente tem dificuldade em sair de casa de manhã, então pode ser uma boa tomar café na rua, a caminho do treino, na sua padaria preferida perto de casa.

3 Combine de pedalar com alguém

Marque com antecedência um pedal com um amigo ou em grupo. É muito difícil dar o bolo quando alguém te manda um WhatsApp às 4h30 dizendo “Bora treinar!”.

4 Não aperte a tecla soneca

Isso só vai reduzir seu tempo de pedal. Coloque o alarme do outro lado do quarto, se for necessário, dessa maneira você terá que sair da cama para desligá-lo. Outra solução é deixar as cortinas abertas. A luz solar ajuda o corpo a acordar.

5 Não cheque as mensagens no celular

Nem Twitter, Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social antes de sair de casa. É muito fácil ser sugado e perder um tempo valioso antes do pedal. Você já fez o trabalho duro de acordar e sair da cama – não desperdice esse esforço respondendo emails de trabalho — ou vendo fotos de outras pessoas pedalando!

6 Considere pular o café da manhã

A menos que você queira pedalar por mais de duas horas, provavelmente não precisará de um baita café da manhã reforçado. Pegue uma banana, coma enquanto se arrume. Você deve ter reservas suficientes de glicogênio e gordura para abastecer seu passeio com apenas água ou bebida esportiva. Leve no bolso uma barra de cereais, bananinhas ou gel de carboidrato para repor as energias.

7 Exiba-se como um grande madrugador

Poste no Instagram o nascer do Sol. Dessa forma todos saberão que você estava acordado, vivendo sua vida bem melhor enquanto o resto de nós estava vagando pela Internet ou desperdiçando nossa manhã em um sono de má qualidade.

9 Faça do acordar cedo um hábito

Tente acordar na mesma hora todos os dias e ir dormir na mesma hora todas as noites. Dessa maneira, você vai desenvolver uma rotina. Depois de um tempo, não será uma questão saber se você vai ou não pedalar — é claro que vai pedalar. Você é um madrugador agora!