Água é a melhor opção para se hidratar?

Por Thaís Valverde, Revista Go Outside

Foto Shutterstock

Os benefícios as água potável à saúde variam da perda de peso à hidratação. Mas, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade St. Andrews, na Escócia, a água não é a melhor bebida para um corpo que precisa de hidratação.

Os cientistas estudaram os efeitos de 13 bebidas comuns quando consumidas no estado euhidratado (nem desidratado nem hiperidratado). E o resultado foi: a melhor bebida para hidratação do corpo não é a água, mas o leite desnatado.

Embora a água faça um bom trabalho em hidratar rapidamente o corpo, de acordo com o estudo, as bebidas com um pouco de açúcar, gordura ou proteína fazem um trabalho ainda melhor, mantendo-nos hidratados por mais tempo.

O motivo tem a ver com a forma como nosso corpo responde às bebidas. Segundo Ronald Maughan, professor da Faculdade de Medicina de St. Andrews e autor do estudo, um fator é o volume de uma determinada bebida: quanto mais você bebe, mais rápido ela escoa do estômago e é absorvida pela corrente sanguínea, onde pode diluir os fluidos do corpo e hidratar você.

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O outro fator que afeta a hidratação de uma bebida está relacionado à composição de nutrientes de uma bebida. Por exemplo, o leite foi ainda mais hidratante do que a água pura, pois contém açúcar, lactose, algumas proteínas e algumas gorduras, o que ajuda a retardar o esvaziamento do líquido do estômago e a manter a hidratação por um longo período de tempo.

O leite também possui sódio, que age como uma esponja e retém a água do corpo e resulta em menos urina produzida. O mesmo pode ser dito para soluções de reidratação oral que são usadas para tratar a diarreia. Eles contêm pequenas quantidades de açúcar, além de sódio e potássio, portanto também podem ajudar a promover a retenção de água no organismo.

A pesquisa

Os pesquisadores recrutaram 72 homens saudáveis ​​e fisicamente ativos com idades entre 18 e 35 anos e os dividiram em três grupos. Durante o estudo, cada participante bebeu água e três das seguintes bebidas que foram escolhidas aleatoriamente para eles: refrigerantes de cola normal e diet, bebida esportiva, solução de reidratação oral, suco de laranja, cerveja Lager, café preto quente, chá preto quente, chá preto frio, leite integral (3,6% de gordura) ou leite desnatado (0,1% de gordura).

Os cientistas rastrearam a produção de urina dos homens após cada bebida para atribuir um índice de hidratação, ou BHI, a cada bebida.

O estudo mostrou que sucos de frutas e refrigerantes não hidratam de forma eficiente por causa de suas altas concentrações de açúcar. Quando esse açúcar entra no intestino delgado, a água é retirada do corpo para diluí-lo e isso resulta em desidratação.

As bebidas

Os pesquisadores classificaram as 13 bebidas testadas, da mais hidratante à menos:

1- Leite desnatado
2- Soluções de reidratação oral
3- Leite integral
4- Suco de laranja
5- Refrigerante de Cola
6- Refrigerante de Cola Diet
7- Chá gelado
8- Chá
9- Bebida esportiva
10- Água
11- Água com gás
12- Cerveja Lager
13- Café

Embora seja importante manter-se hidratado, na maioria das situações, as pessoas não precisam se preocupar muito com a hidratação de suas bebidas.

“Se você estiver com sede, seu corpo dirá para você beber mais”, disse Maughan à CNN. Mas para atletas que treinam em condições quentes com altas perdas de suor ou para alguém cuja função cognitiva pode ser negativamente impactada ficar longas horas sem ingerir líquidos, a hidratação se torna uma questão fundamental.