As ciclovias mais legais do mundo

Selecionamos algumas soluções urbanas incríveis que estão sendo apresentadas na Bienal de Arquiteturas das Bicicletas, em Amsterdam

Xiamen Bicycle Skyway, na China. (Foto: Ma Weiwei/ BYCS)

Diversas ciclovias e outras construções originárias de nove países foram selecionados para o Bicycle Architecture Biennale (ou Bienal de Arquitetura das Bicicletas), que acontece em Amsterdam, Holanda.

Essas ciclovias são exemplares ao desenvolvimento urbano pois revelam a variedade de maneiras pelas quais o ciclismo transforma a vida das pessoas e os lugares.

Além disso, transmitem o equilíbrio entre “mover-se e permanecer”: a arquitetura da bicicleta emprega esse conceito para criar lugares prósperos e habitáveis. Que exemplo que vem de fora!

1. Xiamen Bicycle Skyway, China

Esta ciclovia de 8 km de extensão, em Xiamen, passa sobre uma rede aérea de ônibus desta cidade chinesa.

(Foto: Ma Weiwei / BYCS)

Foi o escritório Dissing + Weitling que criou esta que é a primeira ciclovia suspensa da China (e a ciclovia aérea mais longa do mundo).

Foto: Ma Weiwei /BYCS)

2. Ciclovia “submersa” em Limburgo, Bélgica

Este projeto da Lens ° Ass Architects leva ciclistas através de um caminho de mais de 200 metros de comprimento e três metros de largura, com água ao nível dos olhos em ambos os lados. Que sensação deve dar!

(Foto: Luc Dalemans /BYCS)

A ciclovia recebe, em média, 700 ciclistas por dia, e já foi considerada pela revista Time “um dos 100 melhores lugares do mundo”.

ciclovias
(Foto: Luc Dalemans /BYCS)

>> A bicicleta transformou esta cidade na Itália

3. Ponte Ölhafen em Raunheim, Alemanha: uma das ciclovias incríveis

Esta ponte curva projetada pela Schneider + Schumacher abrange uma entrada de 70 metros de largura no porto de petróleo da cidade.

ciclovias
(Foto: Kirsten Bucher /BYCS)

A ponte teve que ser projetada para evitar o contato dos petroleiros com o público.

(Foto: Joerg Hempel /BYCS)

4. Ciclovias: solução em Barcelona, Espanha

Esta junção do anel viário B-20 e da via expressa B-23 era uma barreira para pessoas que caminhavam e pedalavam por ali há 60 anos.

ciclovias
(Foto: Jordi Surroca e Gael del Rio /BYCS)

Agora, um novo caminho (construído pela Batlle i Roig para ciclistas e pedestres) oferece uma travessia mais direta, cortando quase 500 metros da antiga rota.

(Foto: Jordi Surroca e Gael del Rio /BYCS)

5. Ciclovia entre as árvores em Limburgo, Bélgica

Este semi-círculo duplo em aço feito pela BuroLandschap tem cerca de 700 metros de comprimento, e aparece na junção número 272 da rede de rotas ciclísticas de Limburgo, na Bélgica.

(Foto: Toerisme Limburg /BYCS)

Ciclistas passeiam pela floresta de Pijnven, a uma altura de até 10 metros do solo.

(Foto: Toerisme Limburg /BYCS)

(via theguardian.com)