BMX Freestyle ganha nova pista da UCI na Suíça

Por Fernanda Rosa

Foto Divulgação

O BMX Freestyle se tornará nova modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio. Ainda que os centros de treinamento desse esporte venham se popularizando, ainda faltam ainda pistas profissionais para desenvolver atletas de alto nível.

Pensando nisso, a UCI (União Ciclística Internacional) desenvolveu um novo Parque de BMX Freestyle em seu Centro Mundial de Ciclismo, próximo à cidade de Aigle, na Suíça, que será aberto no fim de novembro. O centro já era dedicado ao BMX, porém mais para vertentes como supercross e pumptrack. Além disso, conta também com um velódromo e um circuito de treinamento de ciclocross.

Foto Divulgação

“Nosso objetivo é estimular o desenvolvimento dessa nova modalidade olímpica, colocando à disposição das federações nacionais uma instalação de nível internacional”, diz Bart de Jong, consultor de BMX freestyle da UCI. “O espaço também será aberto para eventos regionais.”

Bart acrescenta que a intenção é também organizar training camps, pois o centro possui acomodações, restaurante e academia de ponta. “Queremos dar às pessoas que moram nas vizinhanças a chance de descobrir essa modalidade, seja participando de treinos ou assistindo provas ou demonstrações de atletas.”

Foto Divulgação

Federações nacionais e o público local devem escrever para cmc@uci.ch para conseguirem maiores informações sobre o uso da infraestrutura do local. O Parque BMX Freestyle da UCI será inaugurado no dia 27 de novembro. Os vencedores dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires de 2018 irão estrear a pista.

Leia também: DEPRESSÃO E ANSIEDADE SÃO REDUZIDAS EM TREINOS DE FORÇA