Chá verde pode melhorar a saúde do coração, diz estudo

Por Danielle Zickl, da Runner's World EUA

Embora o café tenda a receber todo o amor – especialmente entre os atletas –, os bebedores de chá conhecem sua maneira favorita de cafeinar e aquecer o corpo com muitos benefícios à saúde. O chá verde não só pode ajudar a aumentar a função cerebral, mas de acordo com novas pesquisas da China, também pode ajudar a proteger seu coração.

+ Conheça 7 benefícios do vinho para tomar sem culpa
+ Pelo amor de deus, pare de evitar glúten!

No estudo, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, os pesquisadores analisaram os dados de mais de 100.000 participantes do projeto China-PAR – que visavam prever fatores de risco de doença cardiovascular aterosclerótica – que não tinham histórico de ataque cardíaco, derrame cerebral ou câncer. Os participantes foram divididos em dois grupos: aqueles que tomavam chá três ou mais vezes por semana e aqueles que tomavam chá menos de três vezes por semana.

Após um período de acompanhamento médio de sete anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que tomavam chá regularmente tinham melhor saúde do coração em comparação com aqueles que não tomavam. Especificamente, eles eram 20% menos propensos a sofrer de doenças cardíacas ou derrames, tinham 22% menos chances de morrer de doenças cardíacas ou derrames e 15% menos chances de morrer de outros problemas de saúde.

Ao longo prazo

Após o período inicial de acompanhamento, os pesquisadores retornaram aos participantes cinco anos depois e descobriram que a conexão entre o chá e a saúde do coração era ainda mais forte: os usuários regulares de chá tinham agora 39% menos probabilidade de sofrer de doenças cardíacas ou derrames, 56% menor probabilidade de morrer de doença cardíaca ou derrame e 29% menos probabilidade de morrer de outros problemas de saúde.

Então, por que o chá é tão bom para o seu organismo? De acordo com o principal autor do estudo, Xinyan Wang, Ph.D. (c), do departamento de epidemiologia da Academia Chinesa de Ciências Médicas e da Faculdade de Medicina da União de Pequim, o chá é uma fonte rica de polifenóis. Os polifenóis, disse ele à Runner’s World, são um antioxidante que tem demonstrado aliviar a inflamação e melhorar a função celular no coração e nos vasos sanguíneos. Isso, por sua vez, pode prevenir contra doenças cardíacas e derrames.

Outros tipos de chá

Enquanto o chá verde contém mais polifenóis do que outros tipos de chá, as pessoas ainda podem colher os benefícios de outros tipos, como o chá preto.

“Efeitos protetores semelhantes contra doenças cardiovasculares e mortalidade por todas as causas também foram observados no chá branco e no chá preto no presente estudo”, disse Wang.

Embora os resultados para outros tipos de chá não tenham sido tão significativos quanto o chá verde, isso pode ser porque a maioria dos participantes do estudo provavelmente tomou chá verde com mais frequência, uma vez que é comum na Ásia, segundo Wang.

“Por outro lado, o chá preto é popular nos países europeus e foi associado a riscos reduzidos de derrame e doença arterial coronariana na Holanda, Finlândia e Suécia”, disse ele.

Adição de leite e açúcar

Lembre-se de que adicionar leite ou açúcar ao chá pode diminuir as vantagens da bebida. Um estudo de 2007 no European Heart Journal descobriu que o leite neutralizou os benefícios de saúde do chá na função dos vasos sanguíneos. Além disso, consumir muito açúcar por dia também pode levar à saúde do coração, de acordo com a American Heart Association.

Homens X mulheres

Também vale a pena notar que, embora os benefícios do chá para o coração sejam mais pronunciados nos homens no estudo de Wang, há duas razões possíveis para isso: primeiro, os homens consumiram 2,5 vezes mais chá em suas vidas diárias do que as mulheres. Segundo, as mulheres geralmente apresentam menor incidência e mortalidade de doenças cardiovasculares ateroscleróticas na China e nos países do Leste Asiático.

“As investigações do projeto China-PAR ainda estão em andamento e, com maior número total de pessoas/ano de acompanhamento entre as mulheres, os resultados se tornarão mais pronunciados e confiáveis ​​nos próximos estudos”, disse Wang.

O resumo? A adição de chá à sua dieta – se você o usa para começar a manhã ou para relaxar à noite – pode manter seu coração saudável o suficiente para o pedal e viver da melhor maneira possível.