Dores no pescoço? Aprenda a aliviar essa tensão

Ninguém dá muita atenção ao pescoço a menos que sinta dor – e a dor no pescoço é algo muito comum

dores no pescoço
(Foto: twinster photo/ Getty Images)
Por Dra. Rachel Tavel

Como aliviar as dores no pescoço: Quando você pensa em corrigir a postura e a dor resultante por passar o dia todo debruçado sobre o computador no trabalho, a primeira coisa que vem à mente é a região lombar. Mas, quase sempre não estamos dando atenção a uma região importante: o pescoço.

Apesar de usar o pescoço constantemente ao longo do dia, ninguém presta muita atenção, a menos que haja dor – e as dores no pescoço é extremamente comum. Provavelmente, você e praticamente todo mundo que conhece já experimentaram dor no pescoço em algum grau nos últimos tempos.

>> Por que você fica com dor de cabeça quando treina

A cabeça humana pesa em média 4,5 kg. Isso representa cerca de 5% do peso corporal total de um humano de porte médio. Mas, enquanto o resto do nosso corpo é sustentado por grandes músculos nas pernas, tronco e ombros, a nossa cabeça é controlada e sustentada por músculos muito menores do pescoço.

O pescoço, ou a coluna cervical, é a parte mais alta da coluna. É composto por sete vértebras e 26 músculos, entre muitas outras estruturas, como vasos sanguíneos e nervos. Ele move e estabiliza a cabeça e serve como uma passagem para o resto do corpo se conectar com o cérebro.

A postura que usamos ao olhar para telefones celulares, laptops e até mesmo ler livros pode levar a um posicionamento da cabeça inclinado à frente, o que geralmente contribui para a fraqueza e a dor no pescoço. A dor no pescoço não tratada pode levar a outros problemas, como dores de cabeça, dores na mandíbula e até dores nos ombros e nas costas.

A seguir, 4 jeitos para aliviar a dor no pescoço.

Fortaleça

Tente dobrar o queixo (ou retração cervical) para fortalecer os flexores cervicais profundos. Comece deitado. Dobre delicadamente o queixo em direção ao pescoço, para criar um queixo duplo. Você deve sentir um alongamento na base do crânio e uma ativação dos músculos na frente do pescoço. Mantenha este exercício por 5 a 10 segundos e repita entre 8 e 10 vezes ao longo do dia.

Alongue

O trapézio é um músculo que fica tensos no pescoço. Comece esticando os trapézios superiores. Em pé ou sentado, leve uma orelha ao ombro e aplique uma leve pressão com a mão. Mantenha esse alongamento por até 30 segundos. Repita no lado oposto.

Libere as dores no pescoço

Se você sentir que há um “nó” ou ponto de gatilho, ou uma área especificamente dolorosa ou apertada, tente se auto liberar com um rolo de espuma ou massagem. Aplique pressão direta por cerca de 10 segundos e solte para promover o fluxo sanguíneo na área.

Arrume a postura

Enquanto estiver de pé ou sentado, tente evitar posições sustentadas com a cabeça inclinada para baixo ou o queixo sobressaindo. Pense no exercício de dobra do queixo enquanto estiver sentado ou em pé e tente alongar o pescoço, como se alguém estivesse puxando uma corda da parte superior da nuca até o teto.