Dor de cabeça depois do treino – saiba por que isso acontece e como evitar

Por Aryelle Siclait – Women’s Health EUA

Foto Shutterstock

Se em algum momento durante o treino ou logo após terminar o exercício sua cabeça parecer que vai explodir, não se desespere. Você não é a única que passa por isso. Sentir dor de cabeça depois do treino ou durante sua execução é mais comum do que você imagina.

De acordo com Ilan Danan, neurologista esportivo do Center for Sports Neurology and Pain Medicine at Cedars-Sinai Kerlan-Jobe Institute (EUA), há algumas coisas que você pode fazer para evitar esse incômodo.

O QUE ACONTECE COM SEU CORPO QUANDO PEDALA
SUAR MUITO SIGNIFICA QUE VOCÊ TREINOU MELHOR?
OS BENEFÍCIOS SURPREENDENTES DO TREINAMENTO NO CALOR

Como é essa dor de cabeça?

“É exatamente o que parece”, diz Ilan. “É uma dor de cabeça que surge durante ou após exercícios de alta intensidade. Você sentirá dores em toda a sua cabeça, ao contrário das enxaquecas que se manifestam determinadas partes da cabeça. E, diferente das comuns, as dores de cabeça no exercício tendem a latejar.”

Existem dois tipos de dores de cabeça que acontecem depois do treino ou durante: primário e secundário. O primário dura entre cinco minutos e 48 horas, enquanto os secundários podem durar um pouco mais e são mais graves.

O que causa dor de cabeça depois do treino?

“Exercício extenuante é a causa mais comum”, explica Ilan. Qualquer tipo de exercício pode causar essa dor, mas “o levantamento de peso de alta intensidade pode te predispor um pouco mais do que, digamos, uma corrida ou passeio de bicicleta leve”. Isso porque os últimos são mais aeróbicos, explica ele.

Outras causas e fatores de risco incluem mudanças na altitude, desidratação, calor, umidade e baixo nível de açúcar no sangue. Porém na maioria das vezes é porque você está se esforçando demais.

Dito isto, as dores de cabeça não significam que você precisa diminuir drasticamente os exercícios. Mas fique atento aos sinais que seu corpo dá, pois em alguns casos raros o problema pode ser mais grave e se qualificar como dor de cabeça secundária.

E o que é uma dor de cabeça secundária?

Embora as dores de cabeça de nível primário sejam benignas e mais comuns, é importante notar que as secundárias podem apontar para problemas subjacentes graves, como uma hemorragia.

Como saber a diferença? Ilan diz que se sua dor começou durante ou após um treino, mas persiste por mais de 48 horas, é importante tomar nota.

Ou se você tiver sintomas como vômito, fraqueza, visão embaçada ou dupla, rigidez do pescoço e perda de consciência – tudo em combinação com uma forte dor de cabeça – você pode ter uma cefaleia secundária ao exercício.

Essencialmente, neste caso, o seu treino aumentou tanto a sua pressão arterial que poderia ter aberto o caminho para problemas sérios. Se isso acontecer, você precisará consultar um médico ou até mesmo ir ao pronto-socorro imediatamente.

Como tratar a dor de cabeça depois do treino?

Embora as dores de cabeça secundárias justifiquem uma ida ao médico, as induzidas pelo exercício primário geralmente passam com o tempo.

Mas se você tem dores de cabeça constantes e já descartou a possibilidade de doenças, Ilan diz que tomar um anti-inflamatório (com prescrição médica) 30 minutos antes do treino pode ajudar a diminuir o risco.

“Se você for a uma farmácia sem receita, tente algo como Advil ao invés de Tylenol”, indica o profissional.

No entanto, se você treina quase todos os dias, ou seja, mais de cinco vezes por semana, vale a pena considerar as causas ambientais e monitorar o clima, em vez de tomar Advil diariamente.

Por exemplo, se você é um velocista que acabou de se mudar de uma área plana para uma mais montanhosa, a altitude pode ser a causa. Ou, se você pedalar ao meio-dia, o Sol pode causar uma desidratação mais rápida, e mais água pode ser a solução.

Como evitar dores de cabeça depois do treino ou durante ele?

Se você tem propensão a dores de cabeça depois do treino ou durante ele, Ilan afirma que a melhor jogada, além de tomar os medicamentos, é garantir que seu aquecimento seja de qualidade para começar o treino com o pé direito. Isso é especialmente útil quando as dores de cabeça são causadas por elementos ambientais fora de seu controle.

Algumas pessoas acreditam que as dietas anti-inflamatórias também ajudam, mas isso não é garantido. Ilan não rejeita totalmente a ideia e diz que, se funcionar para você, vá em frente.

Caso contrário, beba água antes de suar e tenha uma refeição balanceada antes de sair para pedalar. Além disso, considere a umidade e o calor e diminua a intensidade conforme necessário.