Ele toca a música do Titanic com uma bomba para encher pneu

“My Bike Pump Will Go On"; uma versão de “My Heart Will Go On” como você nunca ouviu

Ligue o som: Vá ao final deste post e dê o play!

O Bike Pump Music é um canal no YouTube que mostra músicas tocadas com uma bomba para encher pneu bicicleta. E usar uma bomba de bicicleta para tocar a melodia de “My Heart Will Go On”, a música do filme Titanic, é um truque difícil de entender.

Mas o criador do canal, Yang, diz que sua técnica é semelhante ao manualismo (hand music), que é fazer música, tocando melodias, usando as mãos.

O manualismo funciona manipulando o ar para criar diferentes notas com as mãos. Só que, em vez de usar apenas as mãos, Yang utiliza uma bomba para encher pneus de bicicleta para suprir o ar, o que lhe permite, por exemplo, segurar as notas por mais tempo.

>> Você sabe mesmo calibrar os pneus da sua bike? Aprenda!

O canal de Yang no Youtube, o Bike Pump Music, é muito cativante, apesar de ter apenas alguns meses de idade. Yang, o artista por trás do canal, recria tudo, desde hinos nacionais e músicas de filmes, até músicas clássicas e temas populares de videogames.

O interesse dele em fazer música de maneiras não muito usuais começou quando ele tinha 12 anos – hoje ele tem 23. Yang se inspirou no “manualista” Gerry Phillips.

Quando cursava Ciência da Computação na UCLA, nos EUA, ele comprou uma bicicleta para se locomover. E um dia, enchendo os pneus da bike, ele ficou intrigado com o som que saia do equipamento, e resolveu ir a fundo nessa história.

Diferente do manualismo, porém, Yang percebeu que poderia sustentar as notas por mais tempo ao usar uma bomba para encher pneus, o que na prática significa que suas interpretações podem ser mais próximas das versões originais — e mais fáceis de serem identificadas.

Titanic com uma bomba para encher pneu

“O Titanic foi um dos vídeos mais rápidos que eu fiz”, diz Yang. Ele só levou duas tomadas para fazê-lo. Como Yang não é músico e não sabe tocar nenhum (outro) instrumento, ele teve que refinar sua técnica e capacidade de fazer vídeos desde que começou o canal.

Ele teve que praticar um pouco até alinhar o seu toque com as músicas. “Comprei um metrônomo para me ajudar com o ritmo”, explica.

Então dê o play em “My Heart Will Go On” e veja o quanto melódica pode ser uma bomba para encher pneu. E não deixe de visitar o canal de Yang no Youtube para conferir outros clássicos de um jeito que você nunca ouviu.