Escultura de bicicleta chama atenção para o descarte de lixo eletrônico

Todo ano, são produzidos 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico

escultura de bicicleta

A Techbuyer, empresa responsável por comprar, reformar e vender equipamentos eletrônicos, encomendou uma escultura de bicicleta feita com mil peças usadas descartadas de aparelhos como computadores e celulares.

A empresa, sediada em Harrogate, no Reino Unido, organizou esta ação para apresentar durante o Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada, que aconteceu no fim de setembro.

>> Bike é transformada em pênis e foto viraliza

A tal escultura de bicicleta pesa 60 kg, e levou 100 horas ficar pronta. O trabalho foi do escultor local, Steve Blaylock, que usou dissipadores de calor como pedais e selim, 20 trilhos de servidor moldados para construir o quadro, centenas de módulos de memória de servidor e um ventilador de servidor que para dar vida à bicicleta. É uma peça única.

Astrid Wynne, Gerente de Sustentabilidade da Techbuyer, garante que 90% dos equipamentos de TI podem ser reutilizados. Mesmo assim, 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidos todo ano.

E reciclar é justamente um dos trabalhos que faz essa empresa.

Durante o mundial de ciclismo de estrada, esta escultura de bicicleta esteve em diversos locais por onde o evento passou para chamou para atenção para a importância desse procedimento.