Geraint Thomas é campeão do Tour de France 2018!

Tom Dumoulin vence a etapa decisiva do Tour, mas não consegue tirar a camisa amarela de Geraint Thomas

Geraint Thomas comemora o título do Tour de France 2018 depois ficar em 3º no contrarrelógio (Foto: Justin Setterfield/Getty Images)

Geraint Thomas é campeão do Tour de France 2018! Na 20ª etapa, um contrarrelógio de 31 km entre Saint-Pée-sur-Nivelle e Espelette, o britânico Geraint Thomas garantiu o título do Tour de France 2018. Geraint ficou em 3º na etapa, atrás apenas de Chris Froome (2º na etapa) e Tom Dumoulin (1º) – únicos que, em tese, poderiam roubar a camisa amarela de Geraint.

Mas, apesar da 3ª colocação, Geraint Thomas, de 32 anos, manteve-se na liderança na classificação geral, tornando-se campeão do Tour de France 2018.

Currículo de peso até ser campeão do Tour de France 2018

Apesar de ter sido seu primeiro título em uma Grande Volta, Geraint Thomas tem um currículo vitorioso, tanto no ciclismo de pista quanto no de estrada. Se na década passada ele venceu campeonatos europeus e mundiais na pista como Junior, mais recentemente Thomas mostrou que é um ciclista completo vencendo a Paris–Nice em 2016 e, mais recentemente, a Critérium du Dauphiné, em junho deste ano. Geraint Thomas também teve sucesso na Paris-Roubaix Juniors, em 2004.

Leia também: Chris Froome é abordado por policial

Thomas, de azarão a campeão do Tour de France

No ano passado, Thomas foi obrigado a abandonar o Tour de France por conta de uma fratura na clavícula, depois de se acidentar no Col de la Biche. Naquela época, ele ainda era visto como um dos gregários de Chris Froome, até hoje o ciclista número um da Sky.

Thomas, que já passou por acidentes graves em sua carreira – um inclusive em que teve seu baço removido, depois que foi atingido violentamente por uma barra de metal durante aum competição – finalmente poderá festejar o ápice de sua vida como ciclista, subindo no topo do pódio da competição de ciclismo mais disputada e reconhecida do mundo.

No domingo, um estágio flat de 116 km entre Houilles e Paris Champs-Élysées coroará um sprinter como o campeão da última etapa do Tour de France 2018. Mas para o camisa amarela e campeão do Tour de France 2018, Geraint Thomas, será apenas um desfile de encerramento.

Classificação geral do Tour de France 2018

1          GERAINT THOMAS     TEAM SKY

2          TOM DUMOULIN       TEAM SUNWEB

3          CHRIS FROOME          TEAM SKY

4          PRIMOŽ ROGLIC         TEAM LOTTO NL – JUMBO

5          STEVEN KRUIJSWIJK    TEAM LOTTO NL

6          ROMAIN BARDET        AG2R LA MONDIALE

Geraint Thomas garantindo a camisa amarela e o título de campeão do Tour de France 2018 na 20ª etapa