Giro d’Italia: Viviani é desclassificado e Gaviria vence 3ª etapa

Depois de ostentar sua camisa de campeão nacional italiano, Elia Viviani é desclassificado por manobra irregular no sprint final 

Giro
Chegada da 3ª etapa (Foto: giroditalia.it)

Pelo visto, os juízes do Giro d’Italia neste ano ficarão atentos aos mínimos descuidos dos ciclistas. Na visão deles, justiça seja feita: o que dizer de eles terem tirado a vitória de Elia Viviani (Deceuninck-QuickStep) na 3ª etapa do Giro, hoje, depois de uma atitude irregular do italiano durante o Sprint final?

Segundo os juízes, Elia Viviani mudou de linha, cortando a pista da direita para a esquerda prejudicando o Sprint de Matteo Moschetti (Trek-Segafredo) que vinha logo atrás e tinham chances de vencer (veja no vídeo abaixo a partir do tempo 3:55 e tire suas conclusões), mas que teve que parar de pedalar para evitar um acidente por conta da manobra de Viviani.

>> Quem vai vencer o Giro d’Italia 2019?

Com a desclassificação do italiano, a vitória ficou com o colombiano Fernando Gaviria (UAE Team Emirates), que cruzou a linha em segundo na etapa.

Viviani cruzou a linha de chegada e apontou para sua camisa de campeão italiano, mas a comemoração não durou muito tempo.

O segundo lugar ficou com Arnaud Demare (Groupama-FDJ), e o terceiro para Pascal Ackermann (Bora-Hansgrohe), que venceu a 2ª etapa do Giro 2019 mas pelo visto acelerou muito cedo desta vez.

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) terminou no pelotão e apenas garantiu a liderança na classificação geral.

Classificação Geral depois da 3ª etapa
Nome – EquipeTempo
1Primoz Roglic – Team Jumbo-Visma10:21:01
2Simon Yates – Mitchelton-Scott0:00:19
3Vincenzo Nibali – Bahrain-Merida0:00:23
4Miguel Angel Lopez – Astana Pro Team0:00:28
5Tom Dumoulin – Team Sunweb
6Rafal Majka – Bora-Hansgrohe0:00:33
7Bauke Mollema – Trek-Segafredo0:00:39
8Damiano Caruso – Bahrain-Merida0:00:40
9Pello Bilbao – Astana Pro Team0:00:42
10Victor De La Parte – CCC Team0:00:45