Gran Fondos entram para o calendário oficial nos Estados Unidos

Por Jessica Coulon

Imagem: Gran Fondo National Series

O USA Cycling acaba de anunciar uma parceria com a Gran Fondo National Series para os próximos cinco anos. Começando este ano, Gran Fondos entram para o calendário oficial nos Estados Unidos. O vencedor de cada faixa etária do Gran Fondo National Championship vai receber uma jersey de campeão nacional pela USA Cycling. Com sede em Colorado Springs, no Colorado, é o órgão governamental nacional para corridas de bicicleta nos Estados Unidos. A febre de gran fondos só cresce pelo mundo – no Brasil, a cada ano eles têm pipocado mais.

O reconhecimento deste formato de prova no calendário competitivo é ótimo para popularizar o ciclismo de estrada. O Gran Fondo National Series foi fundado em 2012 por Reuben Kline, atual diretor da prova. O termo “gran fondo” já existia bem antes. Muito populares na Europa, os Gran Fondos surgiram na Itália nos anos 1970 e são definidos e certificados pela Federação Italiana de Ciclismo como provas de pelo menos 120 km, chipadas individualmente, que premiam os vencedores de cada categoria.

Leia também:
Aos 58 anos, Bernardinho completa difícil prova de ciclismo
Bike series: competição dominada pelo alto astral
O pelotão do Gran Fondo New York chega no Brasil

Ao criar a National Series, Kline queria padronizar a prova nos Estados Unidos e incluir no calendário oficial um tipo de competição mais amigável e acessível para ciclistas de estrada, pelo caráter tanto competitivo quanto recreacional dos gran fondos, que unem participações massivas e longas distâncias. 

“É como um equivalente à maratona”, ele disse à Bicycling, em que os atletas de fim de semana que estão ali para completar a prova e se divertir são tão importantes quanto os atletas de elite disputando o pódio. 

Prova mais divertida

Em vez de ciclistas competindo durante a prova inteira, no gran fondo há seções competitivas, como a disciplina de enduro, no montain bike. Tipicamente, são quatro segmentos competitivos entre um quilômetro e seis de duração. Os ciclistas competem pelos tempos mais rápidos cumulativos nestes segmentos, curtindo o pedal de forma mais leve entre eles.

Só será exigida associação à USA Cycling nas competições do Gran Fondo National Championship, que será 19 de julho, na Carolina do Norte. Os competidores podem participar da prova “Gran Route” (160 km) do evento, e participantes recreacionais podem participar dos percursos Medio (96 km) e Piccolo (48 km). 

A National Series já inclui nova gran fondos pelo país, mas quer adicionar mais cinco a nove provas no calendário. “O gran fondo não é uma prova tradicionalmente reconhecida como competitiva”, diz Kline. “Essa parceria traz credibilidade para o evento e deixa a prova mais competitiva.”

Leia mais:
Estudo elegeu as melhores e piores maratonas do mundo
Estou preparado para correr uma maratona?