Hoje não: Avancini deixa escapar vitória na Copa do Mundo de MTB

Suíço Lars Forster vence a última etapa da Copa do Mundo de MTB, nos EUA

(Foto: @mmondini_photo)

O brasileiro Henrique Avancini deixou escapar uma vitória inédita na etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike em Snowshoe, West Virginia, Estados Unidos — a última da temporada.

No final da 5ª volta, quando ele e o suíço Nino Schurter estavam isolados na liderança, Nino teve um pneu furado, e o brasileiro assumiu a liderança sozinho, mais de 20 segundos à frente do pelotão de perseguição.

Mas na oitava volta o pelotão se reagrupou na ponta, puxado pelo monstro Nino Schurter, que mostrou uma capacidade de superação incrível. Quatro atletas — Avancini, o alemão Manuel Fumic, Nino e o também suíço Lars Forster, seu parceiro na equipe Scott (eles venceram a Cape Epic neste ano) — seguiram então na liderança.

Na volta final, Fumic errou uma curva à esquerda e quase levou Avancini com ele.

>> Nino Schurter é octocampeão mundial de MTB XCO

Nino e Lars então atacaram e escaparam na liderança, enquanto Avancini seguia em terceiro, 10 segundos atrás. Seria a 33ª vitória de Nino em etapas da Copa do Mundo (ele se igualaria ao francês Julien Absalon). Mas nos últimos metros Lars atacou e ficou com o título da última etapa da Copa do Mundo de Mountain bike.

Mesmo assim, Nino Schurter garantiu o título da Copa do Mundo. O holandês Martin van de Pol garantiu o vice-campeonato e o brasileiro Henrique Avancini ficou em terceiro no ranking geral.

As mulheres

Entre as mulheres, a francesa Pauline Ferrand-Prévot venceu a etapa em Snowshoe, uma semana depois de conquistar o título mundial de MTB da UCI — tendo um segundo semestre de 2019 surpreendente.

Mas foi a norte-americana Kate Courtney que garantiu o título geral na Copa do Mundo de MTB cross-country entre as mulheres, com um quinto lugar em Snowshoe.