Jaqueta que exibe emojis promete “aliviar as tensões” entre ciclistas e motoristas

Por Redação

Será que uma jaqueta que exibe em suas costas emojis poderia salvar vidas de ciclistas? A fábrica de automóveis Ford acredita que uma jaqueta com painel de LED pode “aliviar as tensões” entre motoristas e ciclistas e, assim, reduzir acidentes.

A Ford e a Designworks desenvolveram a ‘Emoji Jacket’ como parte da campanha “Share the Road”. A ação deseja incentivar mais pessoas a pedalar com segurança, especialmente quando se trata de viagens curtas.

+ Oslo tem zero acidentes com ciclistas e pedestres em 2019
+ Aplicativo denuncia maus motoristas e alerta outros ciclistas

A jaqueta é controlada através de um controle remoto sem fio montado no guidão e a jaqueta pode exibir sinais de mudança de direção, símbolos de aviso e exibir rostos felizes ou tristes para expressar os sentimentos de um ciclista.

Veja o vídeo da campanha:

Dr. Neil Cohn, especialista em linguagens, explica no vídeo da campanha que “os emojis se tornaram uma parte fundamental de como usamos a linguagem” e que usá-los na jaqueta permitirá que os ciclistas se comuniquem mais rapidamente.

Por enquanto, a jaqueta emoji da Ford é apenas um protótipo. Entretanto, apesar do produto poder melhorar a comunicação entre diferentes usuários, não podemos deixar de sentir que a jaqueta mais uma vez coloca a responsabilidade nos ciclistas.

Infraestrutura adequada, penalidades mais severas e tráfego de carros reduzido nas áreas urbanas são os principais passos para melhorar a segurança dos ciclistas.