O que este ciclista do Tour de France está vestindo?

Para se aquecer para uma etapa do Tour de France, o belga Tim Wellens usou um manguito no mínimo curioso

(Foto: Chris Auld)

Antes de disputar uma etapa de contrarrelógio do Tour de France (a 13ª), o ciclista belga Tim Wellens, da equipe Lotto-Soudal, se aqueceu vestido com manguitos que tinham uns cubos que, no mínimo, causaram estranhamento na maioria das pessoas.

Então achamos melhor perguntar a um especialista. Segundo Allen Lim, fundador do Skratch Labs e ex-cientista esportivo dos atletas do Tour de France, “esta é uma manga que simplesmente contém gelo”. “Para muitos ciclistas, o simples arrefecimento de qualquer área superficial pode ser benéfico para manter a temperatura central baixa durante um aquecimento”, explicou.

Manter a temperatura baixa durante o aquecimento significa que o corpo não precisa enviar tanto sangue para áreas periféricas do corpo. Então, há mais sangue (e oxigênio) disponível aos músculos.

>> Ele está retirando lixo dos oceanos para fabricar capacetes

Observe o colete vermelho de Wellens – provavelmente um colete de gelo, uma ferramenta usada por ciclistas profissionais, corredores e atletas de vários esportes por suas propriedades de resfriamento central. Congelar os braços é apenas um esforço para reduzir as temperaturas da superfície, mas é preciso manter o gelo ligeiramente longe da pele.

“Se a pele fica fria, os vasos sanguíneos se contraem, fazendo com que o músculo aja como um isolante e, ironicamente, fazendo com que a temperatura central suba”, diz Lim. Por esta razão, alguns coletes de gelo usam estes espaçamentos de gelo (ou gel frio) e em alguns circulam água fria por todo o dispositivo.

Se você está se perguntando onde você pode obter suas próprias mangas de gelo, nós também. Lim diz que não viu uma versão comercialmente disponível do modelo, e não conseguimos encontrar nada parecido online. Então é provável que a Lotto-Soudal fez isso apenas para o seu ciclista do Tour de France. (A equipe ainda não respondeu à nossa pergunta sobre as mangas).

Ah, Wellens terminou a etapa a 4min43s do vencedor, Julian Alaphilippe. Mas ele ainda é o dono da camisa branca de bolas vermelhas, de melhor escalador!