Primoz Roglic vence a 19ª etapa do Tour e passa Chris Froome na classificação geral

Com a vitória, o esloveno de 29 anos assumiu a terceira posição na geral do Tour de France 2018

Primoz Roglic de braços abertos para vencer a19ª etapa do Tour de France 2018 (Foto: letour.fr)

Na “Etapa Rainha”, um sobe-e-desce que escalou o Tourmalet e terminou com um downhill insano partindo do Col d’Aubisque, o esloveno Primoz Roglic (Team Lotto-Jumbo) venceu o estágio e pulou para a terceira posição na classificação geral, ultrapassando Chris Froome.

Nesta etapa, o francês Julian Alaphilippe também manteve o título de Rei da Montanha, depois de escalar o Col d’Aspin mais rápido. Nos trechos finais, no entanto, Roglic foi melhor, principalmente na descida da serra, onde deixou o pelotão para trás, sob neblina e curvas fechadas. Depois só teve que acelerar nos metros finais para vencer a 19ª etapa e ultrapassar Froome na CG. Roglic agora está a 19 segundos de Tom Dumoulin, o segundo colocado.

Leia também: Tour de France recorre ao “VAR” e expulsa ciclista da competição

Camisa amarela

Geraint Thomas ainda mantém a camisa amarela, a 2min05 à frente de Dumoulin. Inclusive, chamou a atenção como o britânico Geraint Thomas sprintou nesta 19ª etapa, deixando Tom Dumoulin bem para trás e vencendo um embate homem a homem com o francês Romain Bardet (veja no vídeo abaixo).

Essa análise é curiosa porque amanhã, a penúltima (e decisiva) etapa do Tour de France 2018, será um contrarrelógio de 31 km entre Saint-Pée-sur-Nivelle e Espelette. E será a última chance que Tom Dumoulin terá para se recuperar e tomar o título de Thomas e da equipe Sky neste Tour de France.