Sonhar com bicicleta: o que isso significa?

Você já refletiu o que significa sonhar com bicicleta? Sonhar com bicicleta é normal, ainda mais para quem pedala, e eu já sonhei muito com bicicleta

sonhar com bike
É mais fácil "pensarmos" na bike dos sonhos quando fechamos os olhos
Por Mario Mele

Você já refletiu o que significa sonhar com bicicleta? Eu já estava quase pegando no sono quando, de repente, em um ato de total reflexo, chutei a parede que fica ao lado da minha cama.

Acordei na mesma hora. Na minha cabeça, aquele chute foi uma defesa contra um carro que saía de ré de uma vaga de estacionamento sobre a calçada e que me atingiria em cheio. Não dava tempo para mais nada, e por isso  acordei me debatendo, tentando livrar meu corpo do impacto.

Perdi o sono na mesma hora. Eu estava pedalando mesmo a minha bicicleta naquele sonho (ou melhor, pesadelo). Tenho certeza de que era a mesma que eu uso quase todo santo dia para me deslocar pelas zonas sul, oeste e central da cidade de São Paulo. A mesma que eu ultrapasso centenas de carros – estacionados ou em (quase) movimento – toda vez que pedalo pelas ruas congestionadas da minha cidade.

Não nego que eu fiquei um pouco preocupado. “Será que este sonho não seria um sinal para eu ficar mais atento, desligar o Spotify durante o pedal e tirar os fones de ouvido de uma vez por todas? Sempre fui um ciclista atento, seja no trânsito ou na trilha, que leva o lema “segurança em primeiro lugar” a sério. “Mas beleza, prometo redobrar a minha atenção daqui por diante”, pensei comigo mesmo.

E voltei a dormir tranquilo, afinal, aquela “noite de pedal” estava só no começo.

No dia seguinte, ao montar na bike, meu sonho veio à tona. Redobrei a atenção. E eu teria cumprido todas as minhas promessas se não fosse aquela que eliminaria completamente a música do rolê. “Sonhar com bicicleta é normal, ainda mais para quem pedala, e eu já sonhei muito com bicicleta”, pensei. “E a verdade é que a maioria dos nosso sonhos nunca se realizam”, justifiquei a mim mesmo para deixar a música ligada durante o pedal.

Lembro muito bem também de um sonho antigo, no qual eu ganhava uma Caloi Formula 1, bike que era sinônimo de status para a maioria dos moleques que tinham 10 anos lá pelo fim dos anos 1980. Esse sonho sim foi algo que, infelizmente, nunca se realizou! –até hoje eu ainda penso em arrematar uma Caloi Formula 1 em excelente estado no Mercado Livre, por R$ 1.500.

Para resumir isso tudo : cheguei à conclusão de que não seria atropelado por um motorista desatento. E, mesmo se isso acontecesse, não teria nenhuma ligação com a minha natureza onírica. E a vida seguiu normalmente.

Sonhar com bicicleta

Tempos depois, veio a curiosidade: mas o que realmente significa sonhar com bicicleta? Eu não sou o tipo de pessoa que acredita em premonições, nem que lê horóscopo. Mas fiquei curioso em saber o que astrólogos — e mesmo psicólogos — tinham a dizer sobre isso. A seguir, compartilho o que aprendi através de algumas leituras sobre o tema:

Primeiramente, há várias situações em um sonho nas quais uma bicicleta pode estar presente. Por exemplo, se você sonhou que a sua bike foi roubada, talvez você esteja passando por uma crise de identidade. Sem contar que, de fato, você pode estar sendo alertado sobre alguém que está querendo lhe tirar algo que você conquistou com seu suor e seu talento, como o sucesso na carreira.

Mas no geral dizem que sonhar que está andando de bicicleta significa que você está mantendo o equilíbrio na vida. Ou talvez voltando a ser criança (quem só pedalou na infância pode se identificar mais com isso). E se no sonho você por acaso cair da bike, pode ser que tenha assuntos significativos a serem resolvidos. Assim como dificuldades de pedalar possam significar dificuldades reais.

No meio de tantas explicações, me deparei com uma que poderia ter a ver comigo: cair de bicicleta. “Isso quer dizer que alguém de sua família vai ajudá-lo com seus problemas.”

E não é que eu acabava de ler uma verdade incontestável em um desses sites místicos?

Na volta para casa naquele dia, redobrei a atenção, mas aumentei o volume do player antes de começar a pedalar. Percebi que tinha realmente assuntos sérios a serem resolvidos para que a minha bike voltasse a girar de boa nos meus sonhos, sem que nenhum motorista desatento cruzasse o meu caminho.