Uma bicicletaria que te dá uma bike em troca de serviços

Você só precisa ter tempo e sujar um pouco as mão de graxa

bicicletaria
(Foto: Unwholly Bikes)
  • A Unwholly Bikesé uma organização sem fins lucrativos que fornece bicicletas gratuitas para a comunidade de Lakeland, na Flórida (EUA).
  • Esta loja de bicicletas foi inaugurada no dia 14 de setembro, e exige que as pessoas trabalhem 10 horas para um novo rolê.

Embora possa parecer um sonho entrar em uma bicicletaria e sair com uma bicicleta sem pagar, a Unwholly Bikes está tornando esse sonho uma realidade para a comunidade de Lakeland, na Flórida.

Você só tem que estar pronto para trabalhar um pouco antes de poder pedalar.

A bicicletaria sem fins lucrativos, que realizou sua grande inauguração em 14 de setembro, já vendeu ou doou 25 bikes nos três meses desde o seu “soft open”. A loja estava operando de maneira não oficial pelo boca a boca, mas agora que está em pleno funcionamento, os proprietários Tyler Fox, William Shaffer e Mac Masters estão confiantes de que poderão fazer mais pela comunidade.

>> Tributo a um grande mecânico de bike que era cego

Os clientes podem doar 10 horas de trabalho na loja ou então pagar US$ 50 por uma bicicleta. Com isso, eles ainda se tornam membro por um ano  para que possam ter reparos gratuitos em suas bicicletas quando necessário.

“Durante a inauguração, um morador de rua local organizou o estacionamento para o evento. Demos a ele uma bicicleta Raleigh grátis por seus serviços ”, disse Tyler Fox a Bicycling . É particularmente a comunidade de baixa renda (ou sem nehuma renda fixa) que a Unwholly está tentando alcançar. Para eles, uma bicicleta pode mudar a vida de pessoas, e às vezes elas são seu único meio de transporte.

Os proprietários garantem que a Unwholly Bikes vive 100% de doações, mas não é uma instituição de caridade.

A questão é que nem todo mundo pode comprar uma bicicleta. Mas este transporte de duas rodas que tanto amamos pode proporcionar uma liberdade incrível.

A ideia para uma bicicletaria real veio de William Shaffer, que criou uma cooperativa de bicicletas anterior no início de 2010 chamada Veloswan. Shaffer então se conectou a Mac Masters, e eles começaram a ter ideias sobre uma loja com serviços comunitários.

Para eles, a loja de bicicletas teria que fornecer bicicletas para qualquer pessoa e toda comunidade que quisesse uma. As bicicletas não necessariamente custariam dinheiro, mas o pagamento seria feito na forma de mão de obra. Espera-se que os clientes assumam a liderança em consertar suas bicicletas, a menos que tenham uma deficiência que os impeça de fazer isso. E se quiserem ou precisarem de uma peça nova para sua bicicleta, poderão pagá-la limpando ou arrumando a loja, por exemplo.

Fox e seus amigos perceberam que a ideia mais adequada para uma organização sem fins lucrativos seria disponibilizar bicicletas para o maior número possível de pessoas.

Atualmente, a Unwholly Bikes briga para se tornar uma instituição de caridade reconhecida pelo governo, o que permitiria a loja solicitar subsídios para contratar alguém para trabalhar em meio período — e abrir a loja durante o horário comercial.

A longo prazo, eles estão comprometidos em ajudar a comunidade a se tornar um lugar melhor para se viver. “Estamos empolgados por termos tido tanto sucesso antes mesmo de abrirmos”, afirmou Fox. “E estou ansioso para ver o quanto podemos ajudar as pessoas no futuro.”

“Acreditamos muito que, ao construir uma comunidade amigável da bicicleta, melhoraremos a segurança pública de nossos bairros e a vida dentro deles.”